segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dois desafios culturais...

Então povo da Vidigueira e de Vila de Frades? Esse fim de semana foi bom?
O meu foi óptimo, tendo o meu espírito vagueado pelas Piscinas Municipais e contemplado verdadeiros banhos de sol, isto para além, de observar ao longe, a sempre bela Ermida de Santo António dos Açores. Tal como o antigo bispo português de Pádua, também eu sou um pregador, talvez não religioso, mas das virtudes destas duas terras que outrora conheceram a glória.
Mas deixe-mo-nos de conversas!
Hoje trago-vos dois desafios culturais. Quero testar os vossos conhecimentos através de duas novas sondagens que poderão ser verificadas aqui ao lado direito. Exacto, é mesmo aí!
Depois da questão que visa avaliar a perfomance deste conceituado blog, eis que temos mais novidades.
No primeiro caso, estamos perante um objecto artístico, desenvolvido por Norberto, e que pode ser observado na Casa do Arco. Apesar de ser uma imitação, é certo que se baseia num original (embora bem mais pequeno) encontrado nas Ruínas de São Cucufate e que remonta a períodos mais antigos. Em suma, nós queremos saber a funcionalidade desse mesmo artefacto. Por outras palavras, para que é que servia? É verdade que aqui não têm a opção 50:50 como no "Quem quer ser milionário?", mas podem sempre tentar. 



Imagem nº 1 - Este artefacto, embora imitado exemplarmente por um artista da região, serviria para quê?
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Na outra questão, queremos saber quem é este Santo que integra uma das pinturas murais da Capela/Ermida de São Brás que encontra as suas origens no Século XVII. Mais uma vez, têm 4 hipóteses para a resposta, mas só uma estará certa. 



Imagem nº 2 - Quem será este Santo?
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Já agora, o nosso estimado leitor pode sempre fazer batota. Basta ir à Casa do Arco (Vila de Frades), contempla a linda Exposição da Vinha de São Cucufate de Manuel de Carvalho, outro artista com créditos firmados, e depois pode sempre procurar aí as respostas, ou melhor, solicita até uma nova visita particular à Capela de São Brás. 

Sem comentários:

Enviar um comentário