terça-feira, 6 de agosto de 2013

Um pouco de história - A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Esta Ermida situa-se em Vila de Frades. Apesar do seu actual estado de degradação, é certo que tem uma história interessante por detrás.
A lenda da Nossa Senhora de Guadalupe baseia-se na descoberta duma imagem da Virgem por parte dum camponês chamado Gil Cordero, talvez entre finais do século XIII e inícios do século XIV. Não era uma imagem qualquer, pois logo se achou que a mesma teria estado, alguns séculos antes, junto ao corpo de São Lucas, tendo depois sido escondida no Rio Guadalupe, aquando das invasões muçulmanas em 711, isto até ser descoberta pelo referido agricultor. 
Esta história ganhou contornos importantes no período medieval. Esta padroeira da Extremadura passaria também a ser alvo de devoção em Portugal.
De acordo com Túlio Espanca, esta ermida vilafradense, consagrada a Nossa Senhora de Guadalupe, parece remontar a meados do século XVII. Com o catastrófico terramoto de 1755, sofreu alguns estragos, tendo merecido automaticamente algumas reparações. Mesmo assim, o templo ameaçava, de novo, ruína em 1896, algo que não favorecia o culto cristão.
Recorde-se que esta ermida foi adorada durante inúmeras romarias, festividades, procissões...
Mesmo assim, continua a deter algum potencial estético, dado que o seu altar apresenta-nos algumas pinturas que exibem rosas, grinaldas de flores, coroa mariana... Infelizmente, a escultura da sua padroeira - Nossa Senhora da Guadalupe, que aí poderia ser observada, foi transferida para a Igreja da Misericórdia, sita na mesma vila.
Actualmente, o cenário é desolador, sendo que o templo merece obras urgentes de restauro, caso contrário, acabará por ter o mesmo destino que o Convento de Nossa Senhora da Assunção: a ruína (quase) total.
De seguida, apresentamos a magnífica reportagem fotográfica da autoria da Dra. Susana Correia, à qual agradecemos, desde já, o seu especial contributo.














































































Sem comentários:

Enviar um comentário