sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Diário de Vasco da Gama nos Registos da Memória do Mundo da UNESCO


"O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia foi inscrito, esta quarta-feira, na lista dos Registos da Memória do Mundo da UNESCO. No total foram agora reconhecidos 54 documentos pelo comité, num total de 84 candidaturas. (...) Para além do recente reconhecimento do diário de Vasco da Gama, já outros três documentos portugueses já integravam o Registo Memória do Mundo: a carta de Pêro Vaz de Caminha ao rei de Portugal D. Manuel I sobre a chegada ao Brasil, o Tratado de Tordesilhas (em versão castelhana) e um conjunto de 83.212 registos, que datam de 1161 a 1699, comprovativos das relações entre europeus, sobretudo portugueses, e os povos africanos, asiáticos e latino-americanos. Cada um destes documentos faz parte do Arquivo Nacional da Torre do Tombo". 


Apesar do testemunho ter sido presumivelmente redigido por Álvaro Velho, trata-se pois duma novidade que orgulha os Vidigueirenses que acolheram Vasco da Gama na recta final da sua vida (recorde-se que esta personalidade foi conde da Vidigueira entre 1519 e 1524, e é plausível que tenha chegado a habitar os paços do Castelo que aí existia).
Aceita-se perfeitamente esta decisão, com toda a justiça, dado que a descoberta do caminho marítimo para a Índia abriu horizontes novos para a Humanidade. 
A coragem e o conhecimento náutico reservaram a Vasco da Gama um lugar ímpar na História Universal.
O testemunho do cronista Álvaro Velho torna-se uma mais valia para compreendermos as circunstâncias que originaram este feito tremendo - alcançar a Índia das famosas especiarias!



Imagem nº 1 - O Diário da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia foi reconhecido pela UNESCO.




Imagem nº 2 - Uma página do diário da Viagem de Vasco da Gama, cuja autoria é atribuída a Álvaro Velho.





Referências Consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário