quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Convento de Nossa Senhora da Assunção

Confesso perante os meus caros leitores que agora vou abordar uma temática que até então não foi devidamente analisada pelos eruditos. A escassez de fontes para períodos tão recuados não nos permite traçar com segurança a evolução deste convento. Mesmo assim, vamos tentar reconstituir um pouco da sua história.
Em 1545, D. Francisco da Gama (2º Conde da Vidigueira) e a sua mulher D. Guiomar de Vilhena fundam o Convento de Nossa Senhora da Assunção de Vila de Frades, talvez no lugar que terá acolhido noutros tempos a Ermida de São Bento (já desaparecida).
De acordo com António Xavier (SIPA), os frades terão abandonado o templo, restando apenas a capela-mor que seria novamente dedicada a São Bento. Entre 1701 e 1716, um novo convento parece ter sido construído, ou o anterior fora reabilitado. 
Em 1834, ou ainda poucos anos antes (já li estas duas versões), o Convento acabou por se extinguir. Há alguma controvérsia quanto ao motivo do seu desaparecimento. Se o mesmo se deu em 1834, é evidentemente tentador relacionar o seu fim com o decreto da extinção das ordens religiosas desse ano. Contudo, se o seu término decorreu antes desta data, já é mais difícil encontrar as causas do sucedido. Estaria o Convento a ficar sem monges? Terão estes considerado o lugar pouco atractivo para a sua presença? 
Certo é que estes frades capuchos, integrantes da Província da Piedade, deixaram igualmente o seu legado na história de Vila de Frades.
A título de curiosidade, Fialho de Almeida dedica algumas frases sobre este templo já extinto na sua obra - O País das Uvas. Por seu turno, a tradição oral aponta que a designação de farrapeiros, atribuída maliciosamente pelos vidigueirenses aos vilafradenses, poderá radicar nas vestimentas humildes e pouco modernas que seriam utilizadas por estes frades capuchos que, de vez em quando, percorriam a antiga vila.
Actualmente, e da sua presença, só nos resta a antiga Cerca do Mosteiro, as ruínas de um antigo portal e uma pequena ponte sobre um ribeiro actualmente seco. É ainda presumível que esteja ocultado um poço antigo entre o ameaçador silvado. 
O interior da cerca foi aproveitado recentemente para exploração agrícola. A estrutura situa-se próxima da Rua dos Capuchos, num lugar muito solitário e tranquilo, rodeado por vinhas e olivais.



Imagem nº 1 - A ponte dos Frades Capuchos - Franciscanos em Vila de Frades.
Fotografia cedida gentilmente por Manuel de Carvalho


Nota: De acordo com estimativas, o Convento deveria albergar, em média, 13 ou 14 monges. O mesmo terá sido ainda patrocinado carinhosamente pelos Gamas, Condes da Vidigueira e futuros Marqueses de Nisa.


Referências Consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário