quinta-feira, 12 de junho de 2014

Colóquio - "Enoturismo no Concelho da Vidigueira"

Este evento promovido pela Escola Profissional Fialho de Almeida traduziu-se num evidente sucesso. Em primeiro lugar, porque abordou uma temática que, em muito interessa, ao presente e, mais concretamente, ao futuro do Concelho da Vidigueira. Depois é necessário salientar que este colóquio reuniu uma panóplia de oradores especialistas na matéria, nomeadamente: o Engº Luís Carapeto (Presidente da Vitifrades), o Engº José Miguel Almeida (Presidente da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito), a Dra. Maria Manuel (Técnica de Turismo do Alentejo), Dra. Maria Teresa Chicau (Técnica da Rota dos Vinhos do Alentejo) e o Engº Filipe Teixeira (Responsável pela Herdade do Sobroso).
O Alentejo é efectivamente uma região de bons vinhos que atraem investidores dos mais diversos mercados; portugueses, brasileiros, franceses, espanhóis, norte-americanos, ingleses, canadianos chegam a render-se aos encantos deste produto gastronómico que potencia todo aquele lugar.
O Enoturismo é um conceito algo recente que procura aliar a prova de vinhos (conhecer os aromas e degustar o sabor destes) com a prática turística, nomeadamente com o conhecimento da paisagem rural integrante, das arredondadas e gigantescas talhas com origens ancestrais, e até do património histórico e etnográfico das localidades onde se produz bom vinho. Daí o surgimento das visitas guiadas nas adegas e o conhecimento de toda a realidade envolvente.
O concelho da Vidigueira não é excepção à regra, e possui, neste preciso momento, 13 importantes produtores de vinho, sendo que 7 deles procuram seguir à risca os princípios do Enoturismo. 
De facto, não basta produzir, transformar e procurar comercializar vinho, é necessário pois elaborar uma estratégia de marketing e de serviços, inovadores e dinamizadores, que chamem as pessoas dos quatro cantos do país e até do estrangeiro a participar em provas de vinhos e na visita das adegas (por exemplo, algo que é assegurado pela Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito e pela Vitifrades). Este passo é decisivo para que depois os visitantes comecem a demonstrar interesse pela região que integra o vinho apreciado. E aí sim entram em cena os monumentos históricos, as tradições e a paisagem envolvente, bem como a restante gastronomia que é disponibilizada ao interessado. E, nesse sentido, as vilas da Vidigueira e Vila de Frades podem marcar vários pontos a seu favor. Recordar o legado dos Gamas, a herança milenar da civilização romana ou até a linda paisagem do Guadiana, contribuirá definitivamente para o acréscimo do turismo neste Concelho. Estas foram algumas das valiosas ideias que puderam ser extraídas a partir deste colóquio que se estendeu desde as 9:30 até às 12:30, sendo seguido de pausa para almoço, e depois com a realização duma visita guiada na Herdade do Sobroso às 14:00.
Os cursos profissionais de Turismo e Viticultura estiveram por detrás da organização deste aprazível evento. Os docentes souberam liderar bem os seus alunos que se esforçaram para que este evento se traduzisse num claro sucesso. 
Foram ainda disponibilizados biscoitos e sumos durante a pausa decorrida a meio da manhã. Para além disso, cada espectador da plateia teve direito a uma capa sobre o colóquio que, no seu interior, continha: um pequeno roteiro turístico sobre o Concelho da Vidigueira, o folheto de divulgação da iniciativa "Saberes com História", um programa do colóquio que se realizou, o certificado de presença no evento (de forma a enriquecer o currículo dos visitantes) e uma edição da revista "Os Gatos" do mesmo estabelecimento de ensino.





Imagem nº 1 - Momento inicial do Colóquio com apresentações de alunos das turmas.
Foto da minha autoria


PS: Novamente, e na sequência do mega-evento do dia 9 de Maio, as turmas da Escola Profissional Fialho de Almeida da Vidigueira estiveram novamente, no dia 11 de Junho, nas ruínas romanas de São Cucufate para assegurar a dinamização turística daquele sítio arqueológico. Acolheram um grupo de turistas alemães, efectuando visitas guiadas, em idioma inglês, nas ruínas romanas de São Cucufate e no museu da Casa do Arco. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário