terça-feira, 17 de junho de 2014

"São Cucufate para miúdos e graúdos" entreteve os seus participantes...

A Câmara Municipal da Vidigueira desenvolveu no âmbito do Roteiro "Saberes com História" o evento - "São Cucufate para miúdos e graúdos". Tratou-se duma iniciativa de cariz cultural que já estava a ser ultimada há alguns meses, e que se concretizou no passado dia 14 de Junho.
O evento destinava-se a um público alvo bastante diversificado, nomeadamente crianças e adultos. Cerca de 20 pessoas inscreveram-se, e decerto que não ficaram arrependidas. 
Num primeiro plano, houve lugar a uma visita ao recém-inaugurado Centro de Leitura "Fialho de Almeida", sendo a mesma conduzida por Luís Amado, Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades. As crianças aproveitaram para se divertir na parte infantil desta mini-biblioteca. Cá fora, foram montados toldos (para assegurar a sombra, depois dum dia de intenso calor com as temperaturas a ameaçar os 40º C) e uma mesa recheada de bebidas frescas, biscoitos e bolinhos. 
De seguida, os visitantes desejaram conhecer o Núcleo Museológico da Casa do Arco, onde ficaram a conhecer o legado romano em termos de artefactos que nos foram deixados.
A camioneta que transportava a comitiva dirigiu-se posteriormente para as impressionantes Ruínas Romanas de São Cucufate, onde decorreu uma visita guiada, animada seguramente pela irreverência da personagem do Frade Frederico, papel interpretado por uma actriz natural de Beja, a qual conseguiu arrancar valentes gargalhadas. Aliás, o Frade, com uma veste inteiramente castanha, decidiu mesmo fazer um casamento em plena capela, seleccionando um dos casais presentes. Conhecidos os elementos históricos sobre este Monumento Nacional, foi a vez dos interessados frequentarem uma aula de zumba, a qual durou cerca de meia hora, dançando ao som das músicas do momento.
O evento desenrolou-se todo na parte da manhã, e terminou com um saboroso almoço na Adega da Vitifrades, o que proporcionou um longo convívio, isto para além, dos interessados terem provado uma açorda à alentejana (que maravilha da nossa gastronomia portuguesa - eu repeti o prato/sopa duas vezes) e várias bebidas, para além dum pudim delicioso!



Imagem nº 1 - A iniciativa "Saberes com História" foi um claro sucesso.
Foto da autoria de Manuel Carvalho (Técnico da CM da Vidigueira)

Sem comentários:

Enviar um comentário