quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Ermida de São Rafael - um pouco da sua história e simbologia


Nos inícios do século XVII, talvez pela mão de D. Francisco da Gama (4º Conde da Vidigueira e Vice-Rei da Índia), foi construída a ermida, que recebeu a imagem de São Rafael que acompanhara o seu bisavô, D. Vasco da Gama, na famosa viagem marítima, bem sucedida, à Índia.
Crê-se que, desde cedo, este templo mereceu uma considerável devoção, motivando quiçá peregrinações e procissões populares.
No século XIX, a ermida é profanada e cai mesmo em ruína. A imagem de São Rafael foi mesmo transferida para o Recolhimento do Espírito Santo.
Nos anos de 1912 e 1942, a Câmara Municipal procede a obras de restauro. Em 1965, a imagem de São Rafael voltou a ser entronizada no altar.
Finalmente, em 1980, tivemos novas obras de restauro, desta feita, no interior do templo, a cargo da autarquia.
As suas paredes são feitas de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas. A cobertura é assegurada com telha de canudo. O seu pavimento é de tijoleira. Possui ainda um portal e cunhais de cantaria.
Existe ainda uma lápide que assinala as origens da ermida, com a seguinte inscrição:
 
 
 
ESTA ERMIDA FOI MANDADA ERIGIR / PELOS DESCENDENTES DO CONDE / D. VASCO DA GAMA PARA RECOLHER / A IMAGEM DE S. RAFAEL QUE O / GUIOU DA INDIA / RESTAURADA PELA CÂMARA MUNICIPAL EM 1942.
 
Imagem nº 1 - A ermida de São Rafael remonta aos princípios do Século XVII, e detém uma arquitectura religiosa de cariz maneirista.
 
 
Referência Consultada: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4327, (José Falcão, Ricardo Pereira, Paula Figueiredo, SIPA).
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário