sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Antevisão Especial Vitifrades I - A produção na longínqua era romana

Em jeito de antevisão da próxima edição da Vitifrades, que se realiza entre os dias 6 e 8 de Dezembro na freguesia de Vila de Frades (Município da Vidigueira), iremos agora reflectir um pouco sobre a importância do seu vinho, o que compreenderá, da minha parte, a redação de alguns textos até à realização oficial do evento, onde tencionarei efectuar uma reportagem sobre o mesmo. São esperados visitantes provenientes de variados espaços do país e até do estrangeiro. Tive inclusive a oportunidade de conhecer recentemente um turista espanhol, residente em Cádiz (Espanha) que me confidenciou a sua intenção de estar presente neste evento, até porque era um admirador confesso de vinhos ibéricos.
Hoje, vamos esmiuçar as raízes do vinho em Vila de Frades, o que nos levará, pelo menos, até ao caso concreto da villa romana de São Cucufate que conheceu uma tremenda evolução entre os séculos I e IV d. C.
Como é do conhecimento público, os romanos que aí instalaram a sua villa apostaram imediatamente na produção de vinho (juntamente com o azeite e o trigo), transportando-o em ânforas e armazenando-o ainda em talhas nas suas adegas que compunham o piso inferior da mansão senhorial romana. Existe mesmo um lagar (seria de azeite ou vinho? questão ainda nada consensual entre os historiadores e arqueólogos), onde se encontrou, debaixo dos dois pesos cilíndricos, grainhas de uva.
O espólio, recolhido e exposto no Núcleo Museológico da Casa do Arco, revela-nos a existência de facas de vindima, fragmentos de talhas, ânforas, pratos de balança, entre outros objectos conotados com esta produção específica.
A tradição vinícola, no lugar hoje correspondente a Vila de Frades, remontava então já ao período romano e terá permitido ao senhor da villa, um homem abastado e influente, saborear a qualidade do produto e garantir expressivos lucros já que a produção vinícola excedentária seria transacionada no Mercado citadino de Pax Iulia (Beja), decerto bastante cobiçado naquelas eras mais recuadas.
Até os conceituados escritores daqueles tempos se renderam às evidências. 
O célebre poeta romano Horácio, no exercício da sua arte escrita, não se esqueceu de salientar a importância de se beber uns valentes copos de vinho. Por seu turno, Cícero, filósofo romano, já dizia acertadamente:


"Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram"


Por seu turno, Plínio, historiador do séc. I D. C., referia mesmo: "O vinho é o sangue da terra". 
Séneca, grande intelectual latino, desvenda factores motivacionais para a ingestão deste produto: "O vinho lava nossas inquietações, enxuga a alma até o fundo, e, entre outras coisas, garante a cura da tristeza".
Por isso, os romanos já sabiam mesmo o que era agradável e usufruíam duma técnica praticamente infalível para enfrentar as amarguras da vida.
Como observamos neste artigo, a História do vinho em Vila de Frades tem, pelo menos, mais de 1600 anos recheados de testemunhos reais. 
Já agora não deixe de visitar as majestosas Ruínas Romanas de São Cucufate bem como o Museu da Casa do Arco. Só assim compreenderá perfeitamente a tradição vinícola desta terra, a qual assumirá um papel central nas festividades da Vitifrades com a aprazível visita às adegas. Efectivamente, esta arte de produzir bom vinho conheceu uma raiz que importa conhecer detalhadamente.




Imagem nº 1 - O célebre lagar (de azeite ou vinho) que pode ser observado na antiga villa romana de São Cucufate, sita em Vila de Frades.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 2 - A zona dos antigos celeiros/adegas na villa romana, onde se armazenava a produção agrícola. Aqui seriam depositadas as talhas recheadas de vinho e azeite.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 3 - Uma ânfora, utilizada para o transporte de vinho, azeite e preparados piscícolas, que pode ser visualizada no Museu - Casa do Arco.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Referências Consultadas: ALARCÃO, Jorge de - Roteiros da Arqueologia Portuguesa - São Cucufate; Textos Publicados no Núcleo Museológico de Vila de Frades - Casa do Arco; http://www.academiadovinho.com.br/biblioteca/citacoes.htm.

Notas: Se pretende visitar a villa romana de São Cucufate bem como o museu da Casa do Arco, aconselho que visitem este site: http://casadoarco.wix.com/ruinasromanas.
Mais se informa que, no início da próxima semana, apresentaremos novos textos, em jeito de antevisão, sobre o simbolismo do vinho nesta terra. Por isso, estejam atentos e já agora compareçam nos eventos!

Sem comentários:

Enviar um comentário