quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A Igreja da Misericórdia da Vidigueira


No ano de 1592, é iniciada a sua primitiva construção por António Carvalho. Em 1620, procede-se à feitura da Sala do Despacho. Contudo os azares também fazem parte da vida, e em 1687 deflagra um incêndio que destruirá irremediavelmente o altar do Santo Cristo bem como outros sectores do imóvel.
Em Janeiro de 1688, é estabelecido um contrato com o entalhador Francisco Delgado Camaninho que se responsabiliza pela criação do retábulo-mor, e é crível que nessa data tenham decorrido ainda reparações no templo devido ao anterior incêndio. Nos inícios do século XVIII, é a vez de António Pereira colocar azulejos pintados e assinados por si. Nesse período, procede-se a uma nova reconstrução, o que incluirá a feitura das capelas colaterais. Em finais do século XVIII, é construída a Capela do Santíssimo e a tribuna.
Na década de 1820 é concretizada a Capela de Nossa Senhora das Dores.
Como podem observar, este templo foi alvo de modernização, restauros e construção de novas estruturas.
Este edifício situado na esquina da Praça da República da Vidigueira, individualiza-se pela sua ornamentalidade e, nesse cenário, podemos ressalvar os painéis figurativos de azulejaria, os retábulos de talha dourada e as próprias esculturas que aí se podem apreciar. 
Também se podem verificar algumas inscrições que confirmam a deflagração dum incêndio que deixou evidentes marcas na Igreja.


Inscrições: OS HER(DE)IROS (DE) / ES(TE)Vã P.RA MãDARã / FAZER ESTA CAP.A (C_) IAZ.O / P.A SI. E SEOS (DE)SEDE(TES) / P.A NELA SE DIZER A MISSA / COTIDIANA Q. O (ME)SMO POS / (DE) PEÇã / NO MORGAD.O Q. (IN)S/TITUIO (DE) SVA 3.A Q FOY / PREMV/TA.DA P.A ESTA CAP.A POR / B.VE (DE) SVA SANT.DE MO/REO / EM 1.O (DE) FEU.RO / (DE) 740. EM 24 DE IVNHO P.A 25 / DE 1687 SVCEDEO / O LAMENTAVAL INCENDIO / NA CAPELA E IMAGEM SAG.R DO S.TO CHRISTO REEDIFICOCE / NO ANO / DE 1688. (Sarcófago do fidalgo Rui Pereira assente em dois leões afrontados, com o brasão dos Pereiras e dos Henriques)

Ainda hoje o local é utilizado para o culto cristão, atraindo inúmeros crentes que residem no Concelho.



Imagem nº 1 - A Igreja da Misericórdia da Vidigueira na Praça da República - Vidigueira



Imagem nº 2 - O templo compreende um enquadramento ornamental e estético.



Referência Consultada: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4322, (José Falcão e Ricardo Pereira, SIPA).

Sem comentários:

Enviar um comentário