domingo, 10 de novembro de 2013

Exposição "Dos Simbolismos aos não lugares" de Silvestre Raposo apresentada na Igreja da Misericórdia

Depois de já ter estado presente no Centro Multifacetado das Novas Tecnologias (Vidigueira), a Exposição "Dos Simbolismos aos não lugares" foi, no dia de 9 de Novembro, apresentada na Igreja da Misericórdia em Vila de Frades.
Cerca de duas dezenas de personalidades conhecidas afluíram ao local, entre as quais, representantes da Junta de Freguesia de Vila de Frades e da Câmara Municipal da Vidigueira.
Contudo, o maior protagonismo vai indiscutivelmente para o artista Silvestre Raposo, natural do concelho de Serpa e licenciado em Artes Plásticas (pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), que discursou à medida que ia apresentando as suas pinturas e objectos, que estimulam seguramente o raciocínio e espírito crítico do ser humano.
Numa parte da Exposição, tínhamos pinturas e objectos conotados com o Sagrado, também se visualizaram pinturas de vastas paisagens, e ainda, se abordaram os elementos do misticismo (água, terra, fogo e ar). Alguns desenhos ilustram ainda passagens de obras conhecidas de Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas) e de Miguel Cervantes (Dom Quixote).
O autor Silvestre Raposo, para além do seu talento para a arte, revela ainda um espírito crítico muito assertivo. Por exemplo, num objecto relacionado com o estado da Justiça (onde estão retratadas a balança e a espada), consegue colocar ainda as imagens de: moscas (porque ludibriam ou turvam a visão dos juízes), aranhas (os processos arrastam-se por muito tempo e ganham teias!) e ratos (pois há criminosos que conseguem sempre escapar pelos buracos da lei). Noutro exemplar, onde se retrata o sangue de Nosso Senhor a ser derramado pela cruz (após ter sido atirada a lança por parte de Longino, soldado romano), recorda que a dor é comum a todos nós, pois levamos, ainda que metaforicamente, com lanças, durante a vida, que nos deixam inteiramente desolados. O nosso artista exibiu ainda uma peça da chegada dos portugueses à Índia (1498), colocando mesmo aí uma nota de réis, pois os interesses económicos (e as grandes suspeitas de corrupção que chegaram mesmo a ser visíveis nos altos organismos portugueses da Índia do século XVI) falaram sempre mais alto.
Exposta esta apresentação, decorreu posteriormente um momento de convívio livre com pequenos aperitivos gastronómicos.
Esta iniciativa de Silvestre Raposo, apoiada pela Junta de Freguesia de Vila de Frades e Câmara Municipal da Vidigueira, é digna de merecer uma adesão significativa por parte dos vilafradenses.
Recordamos que esta Exposição estará gratuitamente exposta ao público entre os dias 9 de Novembro e 1 de Dezembro de 2013, das Quartas aos Domingos, entre as 13:30-17:30 (parte da tarde), na Igreja da Misericórdia, em Vila de Frades. Aconselho, para além de visualizarem as obras de arte, a lerem, com atenção, as respectivas legendas, pois assim compreenderão a crítica e a razão de ser de cada vertente exposta.



Imagem nº 1 - Silvestre Raposo apresentou a sua notável exposição na Igreja da Misericórdia em Vila de Frades.
Retirada de: http://www.flickr.com/photos/7388824@N06/444312197/, (Isabel Magalhães)



Imagem nº 2 - O altar da Igreja da Misericórdia. À sua frente, dois objectos simbólicos, um que retrata o estado da justiça em Portugal e outro que ilustra a aprendizagem do ser humano ao longo da vida.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 3 - Pinturas de paisagens.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 4 - À esquerda, quadro sobre a obra Dom Quixote (Miguel Cervantes) e outro, à direita, sobre os 4 elementos do Misticismo.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 5 - O retrato do sangue de Nosso Senhor a derramar da cruz para um cálice, após o perfuramento do seu corpo pela lança de Longino. Todos nós também conhecemos, duma forma ou outra, a dor que também faz parte da nossa existência.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 6 - O objecto da Justiça, composto pela balança e espada, mas também por moscas, ratos e aranhas que dificultam ou até impedem o seu exercício eficaz.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira

2 comentários:

  1. Agradeço ao autor deste Blog, cuja identidade não conheço, a gentileza deste post e a forma generosa como tratou este meu trabalho.obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvestre Raposo,

      Não precisa de agradecer. Fez um óptimo trabalho!

      Um abraço

      Eliminar