sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Hospital da Misericórdia/Conservatório do Espírito Santo

A Vidigueira já possuiu, noutros tempos, um hospital que acolhia os enfermos, de forma a prestar-lhes a atenção necessária. Foram épocas em que o cenário de desertificação do Alentejo não existia ainda enquanto fenómeno demográfico. Para além disso, os sectores dos transportes e das comunicações ainda não se tinham modernizado, o que implicava um maior número de hospitais por cada região, dado que as distâncias seriam percorridas com maior tempo. E como sabemos em caso de urgência, todos os minutos contam para salvar uma vida humana ou preservar o nosso maior bem - a saúde!
Exposto isto, o referido hospital começou a ser construído no ano de 1668 com evidente conexão religiosa. Acreditamos que os membros clericais tutelaram, a sua existência, nos seus primórdios. No ano de 1883, dá-se a extinção da casa religiosa e posterior entrega do edifício à Santa Casa da Misericórdia. Nos princípios do século XX, decorre a alteração da fachada e a partir do ano de 1999, o imóvel é adaptado a um centro de recolhimento (ainda com um cariz assistencial).
Ricardo Pereira descreve, mais uma vez, as características deste bem patrimonial:


"Paredes de alvenaria de pedra e cal e de tijolo, rebocadas e caiadas, abóbadas de tijolo rebocadas e caiadas, telhado em telha de aba e canudo, caixilharias de madeira, gradeamentos de ferro forjado, pavimentos de mosaico hidráulico, marmorite e tacos de madeira".




Imagem nº 1 - O antigo hospital (agora lugar de recolhimento) situa-se próximo dos Paços do Concelho e da Igreja da Misericórdia da Vidigueira.
Direitos da Foto: SIPA



Imagem nº 2 - A vista do seu interior.
Direitos da Foto: SIPA


Referência Consultada: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=16998, (Texto da autoria de Ricardo Pereira, SIPA).

Sem comentários:

Enviar um comentário