sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Cascata da Vidigueira

Em 1891, foi construída a célebre Cascata da Vidigueira, de forma a comemorar a inauguração do abastecimento de água à vila. Inicialmente, este chafariz satisfez várias das necessidades das populações. Actualmente, já não é utilizado para tal finalidade.
A descrição estrutural, que é feita por parte de Ricardo Pereira, é exímia:


"Muro de suporte caiado a amarelo, rematado por capeamento de cantaria, ao centro do qual se destaca um pano de alvenaria de rocha argamassada; ao centro deste rasga-se nicho em arco de volta perfeita onde se insere um tanque resguardado por murete de cantaria; remate em platibanda, caiada a amarelo, com capeamento de cantaria e remates laterais em plintos de cantaria; ao centro lápide de cantaria de formato rectangular, com os ângulos chanfrados em curva e molduração de meia cana, onde se destaca o cronograma 1891; sobre a platibanda, ao centro, fuste de secção octogonal, munido de plinto quadrangular, interrompido por um anel e rematado por candeeiro moderno; assenta numa base escalonada de três registos, de perfil polilobado e decorados por folhagens relevadas, destacando-se sobre o primeiro e segundo registos uma pedra de armas do município, de formato rectangular; nos extremos elevam-se urnas de cantaria com caneluras, assentes em plintos decorados com florões e articulados com a base do fuste por meio de volutas, decoradas com ramagens; a face tardoz segue esquema idêntico com excepção das armas do município, aqui substituídas pelas iniciais "C" no segundo registo e "M.V" no primeiro; abaixo da platibanda o muro é contrafortado por rampa de alvenaria pintada a amarelo e capeada a cantaria".


A Cascata, para além da sua vertente estética, tem claramente um valor simbólico, como já indicamos no topo deste texto. Está naturalmente classificada como um imóvel de interesse municipal!



Imagem nº 1 - A Cascata construída pela Câmara Municipal da Vidigueira em 1891.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 2 - Outra perspectiva sobre a mesma estrutura.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Referência Consultadahttp://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=17007, (texto da autoria de Ricardo Pereira, SIPA).

Sem comentários:

Enviar um comentário