terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sobre a Igreja Matriz de Vila de Frades

Recentemente, tive a oportunidade de visitar a Igreja Matriz de Vila de Frades, seguramente um dos templos mais atractivos em termos ornamentais/estéticos. Fui inclusive bem recebido pelas senhoras que aí efectuavam a manutenção do espaço.
O início da construção da Igreja ocorre em 1696, embora só tenha sido concluída no ano de 1707. O seu construtor foi João Gomes Coelho. 
Em 1710, é assegurada a finalização da cobertura em abóbada por parte do mestre pedreiro Domingos Gonçalves.
Suspeita-se ainda que aí esteja a sepultura do célebre poeta João Xavier de Matos, falecido em 1789.
O espaço referente ao altar-mor não deixa ninguém indiferente. A talha dourada que aí foi aplicada, revestindo as estruturas e objectos religiosos, faz com que esta Igreja seja indubitavelmente uma das mais belas em todo o Alentejo.
O templo possui ainda altares laterais onde se guardam estatuetas que merecem a adoração dos crentes: São Cucufate (que antes estava presente no Mosteiro Beneditino que se instalou na villa romana), São Sebastião, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, Menino Jesus, São Brás... É claro que não nos foi nada fácil identificar cada uma destas esculturas, pois nenhuma delas tem uma legenda completamente visível. Por isso, deciframos tais obras de arte recorrendo aos nossos conhecimentos gerais e ainda aos escritos de Túlio Espanca que estudou o Património do Distrito do Beja.
Actualmente, celebram-se eucaristias, durante a semana, neste templo.
Vila de Frades é pois uma terra com forte tradição religiosa, exibindo uma invejável arte sacra!




Imagem nº 1 - O monumental altar-mor da Igreja Matriz de Vila de Frades.


Referências Consultadas - Túlio Espanca - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja; http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4325, (artigo da entidade SIPA cuja autoria individual pertence a José Falcão e Ricardo Pereira).

Sem comentários:

Enviar um comentário