sábado, 3 de agosto de 2013

A rivalidade antiga entre Vidigueira e Vila de Frades

A criação deste artigo só foi possível, após a recolha de informações junto de algumas pessoas devidamente informadas sobre as disputas que, no passado, envolveram estas duas terras vizinhas.
Vila de Frades foi sede de concelho até ao século XIX. Por seu turno, Vidigueira ostenta tal estatuto até aos dias de hoje. A primeira localidade é freguesia desta segunda (autarquia) e só 2 km (se calhar nem isso!) as separam. 
A ponte que serve como marco divisório não tem dono declarado. Os da Vidigueira, dizem que é de Vila de Frades, e os de cá, vice-versa. Ninguém quer a ponte para nada. Talvez, a ponte esteja amaldiçoada por causa da ligação, já que as terras desdenham-se mutuamente. Será que ao atravessá-la rumo à terra rival, estariam os habitantes a pensar que se dirigiam para um patamar inferior? 
Os da Vidigueira chamam "farrapeiros e orelhudos" aos habitantes de Vila de Frades. Farrapeiros porque os monges, os capuchinhos que andavam antigamente na Vila, andavam todos esfarrapados. Orelhudos, não percebi ainda bem porquê, mas se lá chegar, eu partilharei a novidade convosco.
Em sentido contrário, os de Vila de Frades chamam aos de Vidigueira - "os não largam o osso", porque o povo vidigueirense nunca quis que os restos mortais de Vasco da Gama (conde da Vidigueira entre 1519-1524) fossem trasladados desde a Vidigueira (onde estavam até finais do século XIX) para o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa). Ainda hoje, há o mito popular de que os ossos ficaram no Convento da Quinta do Carmo (Vidigueira) por suposta (mas improvável) falha dos responsáveis pela transferência dos restos do navegador exímio.
Hoje, a rivalidade é muito menos visível, mas há uma questão existencial a ser colocada.
Eu vivo na Vidigueira e trabalho em Vila de Frades. Será que eu sou todas estas coisas?
Orelhudo, talvez um pouco. Esfarrapado, confesso que já andei roto. Não larga o osso, só se for o das coxas de frango! Eh eh eh Isto só foi para descomprimir um pouco o leitor.
Espero que tenham apreciado este artigo. É óbvio que o objectivo nunca passou por menosprezar nenhuma destas duas comunidades pacatas e hospitalárias, mas sim transmitir estas versões populares curiosas. Se desejar acrescentar mais um apelido utilizado nesta rivalidade, esteja à vontade. A caixa de comentários é sua!





Imagem nº 1 - Vila de Frades já foi sede de concelho.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Imagem nº 2 - A Vidigueira ainda mantém tal estatuto.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Fontes: Tradição Popular - Fontes Orais, Conversas com alguns habitantes pertencentes a cada uma das freguesias visadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário