sábado, 31 de agosto de 2013

Concentração de Motard's na Vidigueira (Reportagem - dia 30 de Agosto)

Estava a ver um jogo de futebol entre dois colossos mundiais, quando, dum momento para o outro, deixei de ouvir o que os comentadores diziam. Pensei inicialmente que eram interferências na televisão, mas afinal tratava-se dum grande conjunto de motas que atravessava triunfantemente a rua onde eu vivo. Os motard's eram inúmeros e praticamente incontáveis. Traziam consigo a boa disposição, o protagonismo e o convívio mútuo. É claro que por vezes faziam um ruído ensurdecedor que quase me furava os tímpanos. Mas pronto, este é o momento deles e nós temos de os respeitar. Aliás, eu até me associei à festa!
A Vidigueira, vila pacata e decerto muito esbelta, recebeu, mais uma vez e invariavelmente, os novos visitantes de braços abertos. Mas, sendo eu, um Mensageiro muito curioso, desloquei-me ao local da concentração (ao lado das piscinas municipais) e vislumbrei bastante movimento de gentes e bens. Decerto que já passaram por ali milhares de pessoas. À entrada, estavam alguns polícias, prontos a prevenir/evitar quaisquer desacatos que se verificassem. Depois, visualizei centenas de motos estacionadas! Umas de alta cilindrada que faziam inveja aos olhos de qualquer pessoa! Eu também queria uma moto daquelas para mim, mas como não tenho carta de condução de motociclos e não sou um milionário, não posso aspirar a tal sonho! Paciência, fica para a próxima reencarnação deste ser lendário! 
Entrando na festa, observei inúmeros produtos à venda, relacionados directamente com a natureza do evento. Por exemplo, existia vestuário típico à venda para os homens das motos ruidosas! Eu não queria comprar tal traje, pois prefiro andar vestido de monge e vaguear por aí discretamente.
Eu olhava sempre no meu redor. Muitas pessoas comentavam este especial evento, fossem motard's ou visitantes curiosos. A verdade é que as pessoas divertiam-se imenso. Muitos bebiam cervejas e vinhos de qualidade, mas eu ficava-me pela inesquecível Coca-Cola! Eu também sou um bebedolas de sumos e água. A gente tem que aproveitar aquilo que é bom, certo? Eh eh eh
Chegado ao fim das tendas comerciais que constituíam assim uma cobiçada feira, eis que me deparava com um palco bastante iluminado, estando uma banda a actuar que imitava, com uma exímia perfeição, vários sons tradicionais de distintos grupos reputados (por exemplo: Os Xutos e Pontapés). Muitos bailavam e dançavam entusiasticamente. O grupo que cantava fazia parte do Moto Clube do Barreiro e cumpriu bem a sua função! Até eu comecei a dançar aos pulos! Felizmente, eu mantive-me sempre sóbrio, mas já havia quem tivesse abusado da pinga e bailava de forma desequilibrada! Mas as festas são mesmo assim!
Apesar de ter bebido moderadamente, comecei a sentir alguma fadiga. Tinha desperdiçado inúmeras calorias e é claro que tinha de reabastecer o meu organismo. Sendo eu um reputado lambareiro, desloquei-me às tendas que se encontravam do outro lado do palco e que serviam alguns alimentos deliciosos. Bebidas e sandes deliciaram o meu paladar e consolaram o meu estômago, embora os meus parcos bolsos tenham ficado ainda mais vazios! Ah, como eu tenho orgulho em ser lambareiro, e nem isso, a Ângela Merkel me poderá tirar!
Depois observei um terceiro tipo de tendas, desta feita, já na parte das traseiras do recinto das piscinas municipais e que serviam para hospedar os nossos motard's que entraram em grupo e em grande pompa! Reza a lenda de que muitas pessoas acorreram logo às varandas para testemunhar a sua passagem pelas nossas Terras de Paz.
Alguns dos nossos motard's quiseram ainda conhecer os pontos fortes do Concelho. O Mensageiro da Vidigueira sabe, através de conversas mantidas com alguns deles, que houve quem se deslocasse ao Castelo da Vidigueira, à Ermida de Santa Clara, às Ruínas de São Cucufate e à Casa do Arco (estes dois últimos espaços situam-se em Vila de Frades). Os mais atentos e conscientes da importância da cultura, ficaram logo a saber que estavam em terras do antigo condado do nosso ilustre Vasco da Gama e que outrora, foram ainda habitadas por comunidades antigas mas desenvolvidas, como é o caso da presença romana.
Depois desta visita relâmpago, fui-me embora. Tomei ainda o meu cafezinho para aguentar o esforço físico da minha célebre caminhada e regressei finalmente aos meus aposentos.
Se você aí em casa ainda não foi ao local da concentração, então largue o computador e faça o favor de ir. Traga os seus familiares e amigos, e acima de tudo, transporte consigo a boa disposição. Acho que vale mesmo a pena usufruir desta experiência.
Em seguida, apresentamos as fotos que conseguimos tirar. Todas elas são da nossa autoria, mas aceitamos a partilha livre, até porque o Mensageiro da Vidigueira é um ser lendário porreiro! Ele está em todas e distribui sempre uns bons ingredientes de humor!
Quanto aos nossos motard's, desejamos-lhes boas viagens e excelentes aventuras no futuro, e estejam à vontade, para visitar de novo a Vidigueira!




Imagem nº 1 - O Local da Concentração: inúmeras motas e carros estacionados.



Imagem nº 2 - Welcome to Vidigueira, where you can enjoy the night!



Imagem nº 3 - Centenas de motos coloriam este espaço.



Imagem nº 4 - Alguém quer comprar e oferecer-me depois uma moto destas?



Imagem nº 5 - Casacos para aguentar bem com o frio! Começa a nossa caminhada junto à feira aí instalada!



Imagem nº 6 - Também havia artesanato!



Imagem nº 7 - Aqueles óculos de sol e cascóis ficavam-me a matar! As miúdas ficavam logo todas a olhar para mim!



Imagem nº 8 - Eu também quero um boné desportivo!



Imagem nº 9 - Há-que vender T-Shirts nesta altura de calor!



Imagem nº 10 - Uma banda, pertencente ao Moto Clube dos Barreiros, brilhava no palco e criava diversas emoções positivas no público presente. Bora lá dançar efusivamente! Não sejam "cortes"!



Imagem nº 11 - Ao longe, tínhamos as tendas com mesas onde se provava a gastronomia local!



Imagem nº 12 - As pessoas andavam dispersas por tudo quanto era lado!



Imagem nº 13 - Mas os bonitos sons e a sempre admirável iluminação levavam o público presente à euforia total!



Imagem nº 14 - Mas era altura do Mensageiro retornar ao seu doce lar, sob pena de irritar o seu ancião temível que não tolera abusos!

Sem comentários:

Enviar um comentário