quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Castelo da Vidigueira - Passado vs Presente

José Palma Caetano não considera que esta fortaleza tenha sido tão relevante como muitos investigadores tencionaram insinuar, contudo também é certo que a sua constituição não deveria restringir-se apenas à torre de menagem que ainda hoje pode ser visível.
De acordo com aquele erudito, o Castelo remontará à primeira metade do século XV, sendo atribuída a iniciativa da sua construção a D. Fernando, 2º Duque de Bragança e Senhor das Vilas da Vidigueira e Vila de Frades.
Apesar disso, existe uma evidente discórdia em relação a estes dois alegados factos. No Site Oficial do IGESPAR, o Castelo deveria remontar já ao Século XIII (se não, até antes!), dado que o Mestre Tomé (Tesoureiro da Sé de Braga) teria sido já congratulado pelo rei D. Afonso III com a doação da Vila da Vidigueira (e seu Castelo). Aliás, Tomé ficaria responsável pela região não há muito conquistada aos muçulmanos. E poderá ter sido neste âmbito que tenha erguido (ou apenas reforçado - caso haja lugar a uma existência anterior) o castelo, enquanto bastião defensivo da linha do Guadiana. Para além disso, este homem da confiança de D. Afonso III terá edificado a antiga Igreja Matriz de Santa Clara. Segundo este mesmo site, só a Torre de Menagem é que seria construída mais tarde por D. Fernando, 2º Duque de Bragança (século XV).
Por isso, perduram ainda algumas indefinições quanto à real origem do Castelo. Certo é que o mesmo foi habitado por gente ilustre, nomeadamente Vasco da Gama (Conde da Vidigueira entre 1519-1524; ver artigo anterior) e seus descendentes. Também podemos avançar com a certeza de que teria conhecido uma configuração mais ampla. O Castelo foi muito mais do que aquela estrutura abandonada que se observa actualmente.
Mas não é fácil reconstituir as suas antigas estruturas. Avança-se, como hipótese provável, a existência dum Palácio, rodeado por fortificações. É certo que não seria um Castelo magnificente, mas seria seguramente digno de receber semelhante designação. Ainda hoje se pode vislumbrar de lado uma janela de estilo manuelino, possivelmente pertencente ao presumível palácio. Talvez, esta pequena estrutura tenha sido ali colocada posteriormente. A sua proveniência poderá ser de Vila de Frades, talvez de uma casa nobre dos Condes da Vidigueira. Em suma, desconhece-se a verdadeira localização e configuração do alegado Palácio.
Quanto à Torre de Menagem, "sobrevivente" a par da janela, gostaría de assinalar que existe, numa das suas fachadas, uma pedra de armas, aí colocada também posteriormente, exibindo as armas do Conde da Vidigueira, tal como foram dadas ao próprio Vasco da Gama (com escudete ao centro, formado por cinco escudetes postos em cruz).
Contudo, o abandono de todo este espaço que tinha servido de estadia aos Condes da Vidigueira seria uma realidade posterior. O próprio povo ajuda-o a demolir, de forma ignorante, dado que arrancava-lhe as pedras para construir as suas casas. O vandalismo humano ditaria um fim desprestigiante para esta respeitável Fortaleza. Também a erosão do tempo, nada perdulária, reduziu o Castelo a um patamar minimamente enganador para muitos que o contemplam sem saber as suas origens verdadeiras.
Se um dia desejarem visitar o Castelo da Vidigueira, não hesitem em fazê-lo. Aliás, ali viveu gente que marcaria a História da Humanidade.
 
 
 


 
Imagem nº 1 - Vista exterior do que resta do Castelo Medieval da Vidigueira.
 
 
 
 
 
Imagem nº 2 - Subindo as Escadas da Torre, esta é a realidade do piso superior.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira
 
 

 
Imagem nº 3 - A famosa janela de estilo manuelino.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira
 
 
 
 
Imagem nº 4 - Outra visão sobre o edifício.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira
 
 
 
Bibliografia Consultada:
 



Sem comentários:

Enviar um comentário