domingo, 21 de julho de 2013

O Encontro Europeu ITER VITIS (Vidigueira & Vila de Frades ) traduziu-se num evidente sucesso

Como sabem, as vilas da Vidigueira e Vila de Frades são conhecidas pela sua famosa produção vinícola. O encontro europeu ITER VITIS, cuja primeira edição se realizou entre os dias 12 e 14 de Julho, mereceu mesmo uma afluência significativa. Os eventos caracterizaram-se pela sua diversidade cultural.
No primeiro dia (12 de Julho, sexta-feira), destaco as apresentações que decorreram no auditório de São Cucufate (Vila de Frades) que introduziram a temática. Destaco a intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, o Sr. Dr. Manuel Narra que lembrou o número significativo e invejável de adegas existentes no Município, mesmo quando se trata do 4º concelho mais pequeno do Alentejo. Também os intervenientes asseguraram a apresentação oficial do itinerário cultural da Vinha de S. Cucufate.
Nesse auditório, estava ainda uma exposição que apresentava a paisagem e atestava a tradição da vinha nesta região. Creio que (quase) todos os seus quadros pertenciam a Manuel de Carvalho, um homem que revela um talento artístico invejável. 
É claro que houve uma visita guiada às Ruínas de São Cucufate que remontam à época Romana, mais concretamente aos séculos I-IV d.C. A Dra. Susana Correia (Direcção Regional da Cultura do Alentejo) tratou de liderar exemplarmente a apresentação deste espaço arqueológico. É verdade que desta vez havia alguém que procurava coroar esta visita com humor e divertimento - tratava-se de Baco, o Deus do Vinho (divindade representada por uma senhora, cujo nome desconheço, mas que arrancou umas valentes gargalhadas no público presente). Certo é que já no período romano, existiam aqui estruturas agrárias dedicadas à produção do trigo, azeite... e vinho! Sim, senhor - os nossos amigos romanos já sabiam o que era bom! De facto, os achados arqueológicos em São Cucufate atestam esta evidência. Foram encontradas grainhas de uvas, facas de vindima, ânforas (nas quais se armazenava o vinho) cujas origens pertencem à Antiguidade! 
Houve ainda uma visita à Casa do Arco com a Dra. Luísa Costa (Museu da Vidigueira) a apresentar a biografia de Fialho de Almeida, um célebre escritor (ver artigo anterior) que chegou a designar Vila de Frades como o País das Uvas, nome curiosamente do restaurante que acolheria, de seguida, os ilustres organizadores e demais visitantes. É justo ressalvar que neste espaço museológico da Casa do Arco se encontra o espólio recuperado pelas escavações do século anterior. A diversidade de achados chega a ser fascinante (moedas romanas, armas, vasos, ânforas, pratos, objectos de adorno, materiais agrícolas...). Se quiserem visualizar tudo isto com os vossos próprios olhos, visitem então as Ruínas de São Cucufate e o Museu da Casa do Arco, ambos situados em Vila de Frades. Acreditem que vale mesmo a pena! Ficarão encantados, disso podem ter a certeza!
Exposto isto, os felizes contemplados por estas iniciativas dirigiam-se ao País da Uvas, restaurante de grande qualidade localizado na mesma vila. Houve uma prova de vinhos, com a presença em força dos representantes de 6 adegas! É claro que os copinhos eram minimamente enchidos, até porque havia sempre o risco de ficarmos todos avermelhados e dizer alguns disparates. Eh eh eh. Mas sim, os vinhos eram todos de qualidade reconhecida. Não houve nenhuma crítica negativa durante esta prova. Depois disto, chegara a hora abençoada da refeição. A carne de alguidar e aquelas batatas fritas que nos serviram, eram, de facto, saborosas! Ahhhh, eu só queria mais daquilo! E depois, como sobremesa, foi servida uma espécie de "rolo de laranja" (talvez este não seja o nome técnico!) que deliciou ainda mais os convidados. Houve alegria, entretenimento e promoção das maiores virtudes desta região. 
À noite, houve algumas actuações musicais com a participação do Grupo Coral - Os Vindimadores, Pedro Mestre, Carlos Filipe e Ana Tareco (estes dois últimos no fado) e Disco Sound ("Ritmos do Vinho").
No Sábado, dia 13 de Julho, houve um colóquio internacional, intitulado - Vinho, Paisagem e Desenvolvimento Turístico, que decorreria no Centro Multifacetado de Novas Tecnologias (Vidigueira). Infelizmente não pude estar presente por motivos alheios, mas os temas abordados foram os seguintes: A Cultura da Vinha e a Construção da Paisagem; O Vinho: entre a Herança Histórica e o Desenvolvimento Económico; Vinho, Cultura e Desenvolvimento Turístico. Segundo testemunhos que obtemos posteriormente, é de destacar o desenvolvimento exemplar destas sessões que originaram novos conhecimentos e divulgaram as potencialidades inerentes a esta tradição.
Nesse segundo dia de eventos, houve visitas guiadas que permitiram a apresentação das invejáveis paisagens e património vinhateiro da Vidigueira. Houve ainda teatro com a presença de Ana Reis, Isabel Gaivão e João Maria Pinto, workshop's de culinária, espectáculo de fogo de artifício e ainda tivemos... a eleição da Rainha das Vindimas, evento que se realizou no recinto das Piscinas Municipais. Que belas eram as candidatas! O Alentejo está cheio de sorte com tanto potencial estético! Mas só uma poderia ser a vencedora e o júri nomeou, como Rainha das Vindimas, Sofia Cartaxo (Vidigueira) de 23 anos. A primeira e segunda damas de honor foram Ana Manso (Alenquer) e Kateline Cardoso (Cadaval). O Mensageiro da Vidigueira, autor deste conceituado blog, felicita, desde já, as participantes e as grandes premiadas da noite!
No Domingo, dia 14 de Julho, e ainda no recinto das Piscinas Municipais da Vidigueira, vislumbrei a existência duma nova tenda, onde algumas provas de vinho se realizavam. Apreciei a forma como a Dra. Mariana, em representação da Herdade Grande, demonstrou os seus conhecimentos sobre esta questão, promovendo as qualidades do vinho que apresentava aos visitantes. Eu gostei de provar todos os tipos de vinho. Para além de ser gratuito, o meu paladar confirmou os excelentes atributos dos mesmos. Ficamos ainda a conhecer os ingredientes que compunham os diversos tipos de vinho.
Em suma, a organização destes complexos eventos envolveu decerto animação, convívio, conhecimento e diversidade cultural. O feedback foi consideravelmente positivo. Penso que nestes três dias, os visitantes, talvez ao todo na ordem dos milhares, puderam enriquecer a sua bagagem intelectual e provar não só os vinhos de qualidade, mas também os produtos apetecíveis da nossa gastronomia local! Há-que repetir mais vezes! É imperioso promover as qualidades desta bela região. Viva a Vidigueira! Viva Vila de Frades! E viva o restante concelho!



Imagem nº 1 - A Tenda, localizada nas Piscinas Muncipais, que acolheria as provas de Vinhos
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 2 - Os preparativos para a realização dos eventos musicais foram devidamente assegurados.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 3 - Os insufláveis para os mais jovens se entreterem.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 4 - Ao longe, uma garrafa enorme, embora de plástico, que simbolizaria o bom vinho alentejano.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 5- Lugares para que as pessoas se pudessem acomodar.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 6 - O local escolhido caracterizava-se pela sua vertente estética.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 7 - Alguém já está à porta! É sinal de que há novidade no interior da tenda. Já lá iremos!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 8 - Um espaço tradicional junto à Tenda.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 9 - Têm a certeza que não querem descansar um pouco? Eh eh eh
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 10 - Se alguém precisasse de ir à casa de banho, este era o local mais apropriado para o efeito.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 11 - Está tudo preparado para receber algumas centenas de visitantes.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 12 - Os pais poderiam ver os filhos a divertirem-se naquele castelo insuflável.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 13 - Vamos ao interior da tenda! Ah, que variedade de vinhos!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 14 - Gosto muito desta exposição e você aí em casa decerto não discordará!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 15 - Várias empresas vinícolas promoviam o seu produto.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 16 - Olha a marca de vinho - Guadalupe!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 17 - A foto não foi a melhor até porque a mensagem rodava com o vento, mas podia ler-se o seguinte: O Vinho é citado no Velho Testamento 155 vezes e no Novo Testamento apenas 12 vezes
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 18 - Quanto vinho se deve pôr no Copo? Para se provar, normalmente até dois terços; regra de ouro, nunca encher. - Eh eh eh Para as próximas provas, quero que me encham o copo com dois terços e não com pinguinhas! Eh eh eh
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 19 - Outra curiosidade - Quantas uvas são necessárias para produzir uma Garrafa de Vinho? Em média, uma garrafa contém cerca de 600 uvas.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 20 - A Maior Garrafa de Vinho: O Vinho Five Virtues Shiraz foi produzido a partir da união de uma série de vinhas australianas. Ao todo são 87 garrafas de vinho, com 290 litros cada, somando tudo, são 112.230 litros.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 21 - Outro expositor de vinhos.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 22 - Um quadro aí existente espelhava a admirável paisagem de Vila de Frades.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 23 - O nosso rio Guadiana que chega a banhar a freguesia de Pedrógão!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 24 - Mais uma mensagem curiosa, mas creio que esta não é preciso transcrever pois vê-se nitidamente bem! O Vinho mais caro do Mundo, em termos históricos! Deveria ser mesmo bom! Feliz, o seu bebedolas!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 25 - Em 2012, o mergulhador Christian Ekstrom descobriu nas profundezas geladas do Mar da Região das Ilhas Aaland (Finlândia), 30 garrafas de Champanhe num Navio Naufragado. As garrafas foram produzidas em 1840. O Champanhe estava intacto.  
É caso para dizer, mas que grande sortudo!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 26 - Outro expositor.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 27 - A paisagem desta região alentejana é mesmo apetecível.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 28 - A prova de vinhos comentada. Destaque para a apresentação da Dra. Mariana.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


CANDIDATA DE VIDIGUEIRA

Imagem nº 29 - O meu tributo à Rainha das Vindimas e às duas Damas de Honor. São todas muito giras! Muitos parabéns!
Foto da autoria - CM da Vidigueira. Retirada de: http://www.cm-vidigueira.pt/municipio/noticias/c/51E42F44A8B9B



Imagem nº 30 - A Dra. Susana Correia apresentava o antigo mosteiro de S. Cucufate, enquanto o atrevido Baco, Deus do Vinho, estava no altar para desconversar e fazer rir. Eh eh eh
Foto da autoria - CM da Vidigueira - A Vila dos Gamas. Mais poderão ser vistas no link que disponibilizarei em baixo.




Imagem nº 31 -O encontro Europeu do Iter Vitis foi promovido ainda pelo Presidente da CM da Vidigueira, o Sr. Dr. Manuel Narra, que divulgou o evento pelo Correio da Manhã.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 32 - Mapa da Concelho da Vidigueira, a região do vinho por excelência.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 33 - As zonas que foram privilegiadas por esta organização.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 34 - Alentejo é mesmo terra de bom vinho.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 35 - Vidigueira, a Cidade Portuguesa do Vinho em 2013! Ela é a capital do produto mais venerado em Portugal! Mas também é justo ressalvar que Vila de Frades tem como grande especialidade o vinho de talha!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


As melhores fotos, cujos direitos pertencem à Câmara Municipal da Vidigueira, podem ser vistas em:    http://www.flickr.com/photos/cm-vidigueira/9297531609/, (página consultada em 21/07/2013).
Aconselho a sua visualização, pois a reportagem fotográfica foi magnífica, atestando, em simultâneo, a presença de vários intervenientes, para além do público presente.
A sério, venham visitar a Vidigueira e Vila de Frades. Decerto que serão bem recebidos pelas suas gentes pacíficas e solidárias.
Já agora um excelente Domingo! Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário