quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A origem toponímica da Vidigueira


A palavra Vidigueira deriva, aliás, da palavra latina vidigeria ou videira, o que explica a forte relação que esta terra tem, desde a Antiguidade, com a cultura da vinha.




Tal como no caso de Vila de Frades, não nos é difícil determinar a origem toponímica da Vidigueira. De facto, o nome também não deixa margem para quaisquer dúvidas. A antiga vila dos Gamas desde sempre teve uma relação estreita com a cultura da vinha, aproveitando assim as potencialidades específicas do clima e solo para os seus terrenos férteis.
A fama, pois, não é de agora. 
Eu já provei e gostei do vinho da Vidigueira. É um dos melhores a nível nacional. O prestígio é atestado pelas inúmeras vendas registadas pelas nossas ilustres adegas.
Será que  até o próprio Vasco da Gama e demais Condes da Vidigueira não se renderam ao vinho desta região? 
A Vidigueira é ainda a Cidade Portuguesa do Vinho de 2013, enquanto a Freguesia de Vila de Frades ostenta o estatuto de Capital do Vinho da Talha!
Por isso, se visitar esta região, até parece pecado não provar esta delícia da nossa gastronomia, mas também é bom que não exagere, porque eles andam por aí!!!




Imagem nº 1 - A Vidigueira é actualmente a Cidade do Vinho. Venham visitá-la e atestar as qualidades gastronómicas desta terra alentejana!




Imagem nº 2 - Há-que saborear, sem cair em excessos, uma boa garrafa de vinho da Vila dos Gamas.


Nota - Nos próximos dias 9 e 10 de Novembro, teremos os dias europeus do Enoturismo - Vidigueira. No Sábado (dia 9) teremos um Workshop de iniciação à prova de vinhos na Sociedade Recreativa de Vila de Frades. No dia 10, a partir das 15 horas, teremos conversas em torno do Vinho e uma visita às estruturas agrícolas no Sítio Arqueológico de São Cucufate (Vila de Frades). Por isso, contamos com a sua presença!

Sem comentários:

Enviar um comentário