segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A origem toponímica de Vila de Frades

Neste texto, procuraremos conhecer a origem do nome da freguesia de Vila de Frades. Felizmente, não é um caso tremendamente difícil de abordar, pois a designação está directamente relacionada com a sua rica história.
Na Idade Média, a localidade teve senhores eclesiásticos que dirigiram as questões inerentes à organização e povoamento deste território. Foram eles que exploraram as potencialidades deste lugar!
Hoje, debate-se se o início desse domínio clerical já remontaria ao período visigótico, mais concretamente ao século VI, onde alegadamente existiria um prior que se proclamava como o abade dos abades, em jeito de afirmação do seu poder e influência. Todavia, não há provas seguras que confirmem a existência anterior dum templo na Alta Idade Média em São Cucufate, mas apenas suspeitas!
O que é certo é que, em meados do século XIII, mais concretamente em 1255, o Mosteiro de São Vicente de Fora (Lisboa), na sequência duma doação do rei D. Afonso III em parceria com a Diocese de Évora, instala um novo espaço de culto em São Cucufate, mais concretamente numa parte específica da antiga vila romana que estaria talvez abandonada naquela data. Os frades que aí iniciam a sua devoção religiosa, são os primeiros senhores da terra, e outorgam mesmo o primeiro foral à vila, embora este documento se tenha perdido com o avanço dos tempos. Não nos podemos esquecer que o Clero, tal como a Nobreza, era uma classe privilegiada e conhecia consequentemente um poder bastante considerável nestes tempos mais recuados. 
Para além destes frades que criaram um Mosteiro Beneditino dedicado a São Cucufate (mártir sacrificado pelos romanos na Catalunha), é necessário referir que, a partir de 1545, é construído, na vila, o Convento de Nossa Senhora da Assunção por Francisco da Gama, filho primogénito de Vasco da Gama e 2º Conde da Vidigueira. Os frades capuchos também professariam assim nesta localidade. 
Em suma, há uma tradição religiosa bastante forte em Vila de Frades, isto já para não falar dos maravilhosos templos religiosos que contêm uma história relevante (Capela-Ermida de Santo António dos Açores, Capela de São Brás, Igreja Matriz de Vila de Frades, Igreja da Misericórdia, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe...).
Os frades foram os primeiros senhores que promoveram uma evolução demográfica e económica contínua nesta vila. Por isso, a origem toponímica desta localidade não nos oferece grandes dúvidas.




Imagem nº 1 - Vila de Frades tem uma tradição religiosa bastante importante.


Descrição do Brasão:

Escudo de prata, com uma videira de verde, arrancada e folhada do mesmo e frutada de púrpura; em ponto de honra o emblema antigo dos beneditinos, de vermelho; em chefe três laranjas de sua cor, folhadas de verde e nos flancos duas espigas de trigo, com os pés passados em aspa, em campanha. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas. 
Leia-se Heraldry of the World - ver link em cima




Imagem nº 2 - Os frades promoveram o crescimento económico, demográfico e religioso da localidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário