domingo, 27 de outubro de 2013

As origens toponímicas de Selmes e Pedrógão (freguesias do Concelho da Vidigueira)

Selmes localiza-se a 8 Km da Vidigueira. É a freguesia com maior extensão no Concelho, albergando ainda Alcaria da Serra. Em 2011, contava com 894 habitantes, segundo o Instituto Nacional de Estatística. A sua história também é merecedora do nosso respeito. 
A villa romana do Monte da Cegonha (remonta ao primeiro quartel do século I d.C., terá sofrido um incêndio e por isso, foi posteriormente reabilitada; no século IV, o seu dono, convertido ao Cristianismo, ordenou a construção duma basílica; entre os séculos X-XII foi ocupada pelos muçulmanos), a ponte antiga do século XVI (apelidada popularmente de romana), a Igreja Matriz de Santa Catarina (século XVIII), as 6 Estações Sacra (séculos XVII-XVIII) utilizadas nas Procissões da Semana Santa, e a sua tradicional produção agrícola assente no trigo, cevada, aveia e centeio, constituem o seu legado histórico.
Esta localidade acolheu a presença de comunidades romanas, islâmicas, medievais, modernas e contemporâneas. Foi durante o domínio muçulmano que terá surgido a designação desta terra. O nome Selmes advém duma corruptela do termo arábe Salem que significa salvo, livre e isento. 
Seria pois uma terra de paz e harmonia em tempos mais recuados.
Por seu turno, Alcaria da Serra deriva do nome do povoado primitivo que era designado de - Herdade de Caria.



Imagem nº 1 - A ponte "romana" de Selmes remonta ao século XVI, no período de transição entre as Épocas Medieval e Moderna.
Foto: SIPA



Por seu turno, Pedrógão é uma freguesia que se localiza na margem do Rio Guadiana, e que contava com 1151 habitantes em 2011 (INE). Alberga ainda a aldeia de Marmelar. 
Em termos de estruturas históricas, detém: 2 dólmens na  Herdade de Corte Serrão (remontam ao período do Eneolítico), o povoado de São Lourenço (Calcolítico), um habitat romano no Monte do Peso, a Igreja Matriz de Pedrógão - São Pedro (século XVII) a Igreja de Santa Brígida de Marmelar (erguida no início do século XVI no reinado de D. Manuel I)
Em suma, as raízes da ocupação humana neste lugar remontam à Pré-História! Talvez a proximidade com o Rio Guadiana tivesse tornado apetecível a fixação destas comunidades tão primitivas.
Sobre as origens toponímicas, não conseguimos ainda encontrar nenhuma posição oficial de qualquer autor em relação a este assunto. Apesar de não possuir dados, posso tentar lançar uma teoria, a qual poderão ou não aceitar.
De acordo com a Infopédia, o termo Pedrógão deriva em si do topónimo latino Petroganum, talvez de origem céltica, com o significado de 'rocha esbranquiçada'. A existência de rochedos, nomeadamente junto ao Guadiana, podem fazer com que esta definição nominal se ajuste à problemática da origem toponímica desta aldeia. Pedrógão possui ainda granito em proporções relevantes!
Sobre a origem do topónimo Marmelar, não vou arriscar, pois não encontrei nada sobre as suas origens que sustentasse uma teoria da minha parte. Contudo, o nome poderá (ou não!) estar, de algum modo, com a presença da Ordem do Hospital (que prestava ora acções de carácter belicista - por exemplo na Cruzada contra os turcos, ou assistencial - apoio aos peregrinos cristãos adoentados). De acordo com uma portaria de 2012 (citada em baixo), a Igreja de Santa Brígida, outrora padroeira do antigo concelho de Marmelar, possui diversos vestígios que apontam para uma construção por parte dos cavaleiros hospitalários portugueses.
Coincidência ou não, um dos mais importantes templos hospitalários construídos em Portugal, chama-se mesmo Igreja Vera Cruz de Marmelar, situa-se no concelho vizinho de Portel, mais concretamente na Freguesia de Vera Cruz (este povoado antigamente se chamava Marmelar), foi fundada em 1268 com o patrocínio de João de Aboim e foi entregue a Afonso Peres Farinha (cavaleiro e prior prestigiado da Ordem do Hospital, tendo estado supostamente a combater pela fé cristã  na Terra Santa, onde terá trazido a relíquia de Vera Cruz para o templo em questão).
Por isso, o nome de Marmelar parece-me associado a esta Ordem Militar que obviamente chegou a deter poder e territórios, ergueu castelos e templos notáveis, e manteve uma considerável influência nos assuntos do reino português!




Imagem nº 2 - Estas rochas podem estar na origem do nome de Pedrógão que desde sempre gerou condições propícias para a instalação de comunidades primitivas.



Referências: http://terrasdeportugal.wikidot.com/selmes, (27-10-2013), http://eb1-selmes.edu.pt/terra.htm, (27-10-2013), http://www.cm-vidigueira.pt/descobrir/rpatrimonio, (27-10-2013), www.monumentos.pt, (27-10-2013), www.igespar.pt (27-10-2013); Pedrógão In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consultado em 2013-10-27]. Definição disponível em: www: <URL: http://www.infopedia.pt/toponimia/Pedr%C3%B3g%C3%A3o>; http://digestoconvidados.dre.pt/digesto//pdf/LEX/213/306037.PDF, (27-10-2013);http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=996698, (27-10-2013).

4 comentários:

  1. Mil desculpas,voce sabe qual origem o toponimo Casal Burbelao(tem ruinas perto aldeia Selmes)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Não tem de pedir desculpas, a sua questão é pertinente.
      Pelo que apurei, Burbelão pode estar conotado com a palavra bolegão que está relacionado com o bolego - "seixo rolado", isto é, calhau rolado - pedra...
      Eu digo isto a partir duma pesquisa electrónica, aonde me deparei com um estudo de 1915 da autoria de Pedro Ferreira que estudou a origem etimológica dessa e muitas outras palavras, mas não sei até que ponto esse estudo é credível.

      Pode consultá-lo em (veja as palavras da lista B):

      http://archive.org/stream/tentativaetymolo03ferr/tentativaetymolo03ferr_djvu.txt

      Eliminar
  2. Em selmes,havia uma familia Calhau...acha que pode haver relação ?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Eu não estou muito por dentro do assunto, mas é uma hipótese bem possível... É uma questão de fazer uma investigação mais minuciosa!

      Eliminar