quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Antevisão Especial Vitifrades V - Se vem de fora e não conhece Vila de Frades, o Mensageiro dá-lhe umas boas dicas

Ao entrar em Vila de Frades, decerto que existem lugares, cuja visita é recomendável.
Em primeiro lugar, é imperioso visitar as adegas que constituem um património rico da freguesia. Claro que terá de realizar uma inscrição prévia. Para além disso, seria interessante a sua participação nos congressos da Vitifrades para se aperceber da importância desta tradição que constitui seguramente um dos elementos identificativos da localidade.
Mas como observará, ainda terá muito tempo de sobra para desfrutar durante estes três dias que prometem ser muito longos. 
Da parte da manhã ou tarde, poderá perfeitamente planear uma visita às Ruínas Romanas de São Cucufate, monumento nacional desde 1947. Esta villa antiga conheceu três fases de evolução entre os séculos I e IV d. C., tendo nesta última etapa, alcançado um estatuto palaciano. Poderá através da mesma conhecer o templo pagão, as adegas, os celeiros, a mansão senhorial, os tanques, as termas... O custo de entrada pode variar entre os 1,20 euros (para jovens entre os 15-25 anos e reformados com mais de 65 anos) e os 3 euros (para adultos entre os 26 e 65 anos). No Domingo de Manhã, há ainda um regime promocional e excepcional, onde as entradas costumam ser gratuitas para todos. De qualquer das formas, creio que o preço de entrada até é barato, pois a villa romana contém uma diversidade de estruturas, bem conservadas, que costumam maravilhar até os curiosos mais cépticos.



Imagem nº 1 - As termas de água quente, morna e fria da villa romana de São Cucufate.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira
(Para mais informações, visitem: http://casadoarco.wix.com/ruinasromanas)



Se as ruínas se situam um pouco afastadas do centro da localidade (pois estão muito próximas da estrada que segue em direcção a Alvito), o mesmo não podemos dizer do Museu da Casa do Arco que fica junto à verdejante Praça 25 de Abril. 
Neste núcleo museológico, as entradas são inteiramente gratuitas. Chegando aí, poderá visualizar o espólio romano que foi, colocado a descoberto, pelas escavações das últimas décadas realizadas pela equipa luso-francesa de arqueólogos que investigou, de forma exímia,  a villa romana de São Cucufate. Ficarão positivamente surpreendidos com a quantidade e variedade de achados que neste Museu estão expostos ao público. 
Para além dessa exposição fixa, temos ainda outra que é de carácter rotativo ou temporário. A mesma já foi montada, intitula-se Tabernas do Sul e consiste em fotografias de alta qualidade igualmente relacionadas com os temas báquicos que marcarão definitivamente os eventos anuais da Vitifrades.
Ressalvo novamente que as entradas, neste espaço em concreto, são gratuitas.



Imagem nº 2 - Depois de visitar as ruínas, passe pelo Museu da Casa do Arco para complementar a sua introspecção em torno do legado romano.



Em Vila de Frades, poderá ainda visitar, nem que seja visualizar apenas o seu exterior, a grandiosa Igreja Matriz de Vila de Frades (o seu altar-mor é duma beleza extraordinária!), a Igreja da Misericórdia de Vila de Frades (que acolherá uma exposição de pintura e escultura a partir deste Sábado - Ficalho Artes, aí as entradas também serão livres), a Ermida de Santo António dos Açores (a partir da qual poderá visualizar a paisagem no seu redor, já que a mesma se situa em cima dum outeiro; contém no interior frescos que retratam a vida de Santo António), a Capela de São Brás (integrada na Rota do Fresco, poderá visitá-la gratuitamente requerendo a chave a um dos funcionários do Museu da Casa do Arco que se situa praticamente mesmo ao lado)...




Imagem nº 3 - A imponente Igreja Matriz de Vila de Frades de consideráveis dimensões, e cujo interior encanta os olhos dos visitantes.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Há outros locais também importantes que poderá visitar se tiver tal possibilidade: a Casa de Fialho de Almeida (escritor célebre que nasceu em Vila de Frades, o edifício encontra-se junto à Igreja da Misericórdia de Vila de Frades) e o seu Busto de Bronze na Escola Primária de Vila de Frades, a Praça 25 de Abril (que albergara antigamente os Paços do Concelho que se situariam no seu redor, detém ainda um chafariz que remonta ao ano de 1900), a Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe (também situada numa outra elevação mas cujo estado de conservação não é o melhor), o menir pré-histórico de Mac Abraãoa antiga cerca do Convento franciscano de Nossa Senhora da Assunção...




Imagem nº 4 - Vista sobre a Praça 25 de Abril - Vila de Frades. Ao seu lado esquerdo, situavam-se os antigos paços do concelho que fora extinto em meados do século XIX.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Como pode testemunhar, Vila de Frades é uma localidade com muita história para contar aos turistas e novos recém-chegados (a presença romana, os templos cristãos antigos, a tradição vinícola, escritores e artistas célebres...). Para além disso, a freguesia dispõe de bons cafés e restaurantes para acolher generosamente os visitantes. Haverá ainda tendas, onde poderá usufruir das delícias da gastronomia local. 
Por isso, imprima este guia e tente conhecer todos estes sítios, ou pelo menos, metade deles, o que já era excelente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário