terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Novo sucesso da Vitifrades 2013 - XVI Edição (6 a 8 de Dezembro)

Na manhã de Sexta-feira, estavam ainda a ser montadas as tendas da feira, realizavam-se também os derradeiros ensaios musicais, e muitos outros tiravam já algumas fotos que ficariam gravadas para a posteridade. 
A partir das 19:00, realizou-se na Sociedade Recreativa União Vilafradense, a sessão oficial de inauguração da 16ª edição destas festas báquicas. Inicialmente, tivemos a honra de escutar os belos cantares alentejanos da Escola de Música da Câmara Municipal da Vidigueira, dedicados a honrar as terras de Vidigueira e Vila de Frades.
De seguida, tivemos uma conferência que reuniu quatro personalidades conhecidas do Município. 
O engenheiro Luís Carapeto, Presidente da Vitifrades, lembrou a essencial colaboração de diversas entidades na realização dos eventos, nomeadamente a Câmara Municipal da Vidigueira, a Junta de Freguesia de Vila de Frades e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito. Para além disso, salientou que as edições da Vitifrades têm sempre superado as expectativas iniciais, com a presença de milhares de visitantes, o que mais uma vez se viria a confirmar.
Por seu turno, José Miguel, Presidente da Adega Cooperativa da Vidigueira, ressalvou o empenho e a dedicação canalizadas para uma organização desta importância, recordando que a tradição do vinho de talha ainda hoje se encontra na moda.
O Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Amado, relembra que a história da sua terra assenta em três pilares: Ruínas Romanas de São Cucufate, Fialho de Almeida e o Vinho de Talha, cuja tradição na freguesia é histórica, remontando já ao período romano. 
Manuel Luís Narra, Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, mencionou que o concelho, apesar de ser um dos mais pequenos, incorpora 12 adegas e uma tradição vinícola invejável que continuará a ser apoiada pela autarquia.
Por seu turno, o Mensageiro da Vidigueira, antes de encerrar toda esta grande missão, foi evidentemente provar algumas lambarices que existiam à disposição naquela feira que se realizava naquele novo recinto instaurado para o efeito. Havia vinhos, enchidos, pastelaria, castanhas, farturas, peças de bijuteria, artesanato, objectos de adorno para todos os gostos... Isto para além do auditório utilizado para as conferências e espectáculos musicais (fado e cantares alentejanos).
Recordo que se realizaram congressos sobre a temática do vinho, efectuaram-se igualmente caminhadas pedestres e visitas às adegas da freguesia.
Destacamos ainda a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Vidigueira que animou as ruas de Vila de Frades. Também a presença de ambiente-som constituiu uma realidade atractiva.
Em termos de adesão, sexta-feira revelou ser um dia tímido, no sábado aumentou claramente (sobretudo ao fim da tarde), mas foi principalmente no Domingo que se concentraram mais pessoas, abarrotando mesmo os estacionamentos do Largo Dr. José Luís Conceição Silva. Multidões desejaram usufruir dos múltiplos eventos que lhes eram proporcionados.
Centenas de pessoas visitaram as duas exposições presentes na localidade - Tabernas do Sul (no Museu da Casa do Arco) e Ficalho Artes (na Igreja da Misericórdia).
Foram avistados portugueses oriundos de várias terras (houve quem viesse de Ponte de Lima para assistir aos eventos) e estrangeiros (destaque para a presença de alguns espanhóis).
De facto, ninguém conseguia ficar indiferente ao bom vinho desta região.
Já agora, eu brindo efusivamente à vossa saúde!
Seguem-se as fotografias que consegui tirar durante as festividades:





Imagem nº 1 - Ainda se verificava pouco movimento na passada sexta-feira, primeiro dia da Vitifrades.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira




Imagem nº 2 - As tendas estavam a ser montadas no recinto que albergou milhares de pessoas durante os três dias repletos de eventos.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 3 - O local destinado ao artesanato.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 4 - Alguns objectos de adorno e brinquedos.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 5 - Este sistema de aquecedores fazia a toda a diferença, atenuando o frio que tem marcado esta época do ano.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 6 - O auditório estava devidamente montado para acolher congressos, provas de vinho e espectáculos musicais (fados e grupos corais).
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 7 - Vista de Cima sobre o auditório do Recinto de Eventos.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 8 - Auditório da Sede da Vitifrades que acolheu a abertura.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 9 - O espaço reunia todas as condições para acolher a sessão inaugural.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 10 - Um coro mais jovem animou os momentos que precederam a conferência solene de abertura.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 11 - Os discursantes da conferência inaugurativa da Vitifrades 2013.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 12 - A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Vidigueira.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 13 - Multidões encheram o Largo Dr. José Luís Conceição Silva. Cantares alentejanos iriam "acompanhar" as pessoas que seguiam na rota das adegas!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Terminada agora a XVI edição da Vitifrades e cessando igualmente o estatuto de Cidade Portuguesa do Vinho que, em 2013, fora atribuído à Vidigueira (para o ano, o testemunho será transmitido à cidade de Barcelos), chegou a hora de voltar à normalidade, mas sempre tendo em vista a realização de novos e grandes eventos que engrandeçam estas duas localidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário