sábado, 12 de abril de 2014

Jardins da Vidigueira em harmonia com a Primavera!

Recentemente, andava eu a vaguear pelos jardins públicos da Vidigueira. 
Um delas, o jardim do largo Frei António das Chagas, mesmo localizado junto à CEPSA, estava a ser tratado pelo respectivo jardineiro. Havia ainda uns miúdos que jogavam à bola, e o chafariz projectava a água até uma altura considerável, animando mais o cenário em plena vila. A escultura de Silvestre Raposo, erguida em solidariedade com as vítimas do conflito na Palestina, conferia ainda maiores toques de esteticismo e simbolismo. A brisa era igualmente admirável. Estava pois um belo dia de Primavera!
Detectei ainda o mesmo ambiente no Jardim Doutor Orlando de Mello do Rego, próximo da centenária Cascata da Vidigueira, no qual se recorda a Revolução do 25 de Abril que daqui a poucos dias comemorá o seu quadragésimo aniversário. Nesse jardim, observei alguns moradores a tomarem o seu café, outros reliam o jornal, e claro que havia quem esboçasse gritos ou até palavrões num jogo de cartas (talvez estivessem a jogar à sueca).
No céu, andavam as andorinhas a anunciar alegremente a Primavera, e bombardeavam com os seus excrementos todos aqueles que desrespeitassem os valores do equilíbrio da Natureza. Por sorte, ninguém se queixou, é sinal de que na Vidigueira, os espaços verdejantes são tratados com dignidade e respeito por parte dos seus moradores.
Mas este é o ambiente que faz desta vila um lugar digno de ser visitável. Há variados espaços propícios ao convívio social, e é claro que é dever da sociedade combater o isolamento, sobretudo o dos mais idosos.




Imagem nº 1 - Adoro pisar esta calçada portuguesa do jardim Frei António das Chagas e sentar-me num banco a contemplar a paisagem e a brisa que suavemente me areja a minha misteriosa face!
Foto da autoria de Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 2 - O Memorial à Paz na Palestina, escultura de Silvestre Raposo.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira




Imagem nº 3 - Ontem, as águas do chafariz eram projectadas a uma altura superior comparativamente com aquelas que vemos na imagem!
Foto da minha autoria



Imagem nº 4 - O Jardim Dr. Orlando de Mello do Rego com memorial ao 25 de Abril.
Foto retirada de: http://www.leme.pt/imagens/portugal/vidigueira/vila-da-vidigueira/0004.html, (direitos de autor: Jorge Freitas).

Sem comentários:

Enviar um comentário