segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pedrógão do Alentejo, a terra do bom peixe

Pedrógão é uma aldeia ribeirinha, ora não fosse banhada pelo rio Guadiana, e por isso, distingue-se das demais freguesias do Concelho da Vidigueira, pela vocação para a actividade pesqueira. Aqui se extraíam vários tipos de peixe: o barbo, a achigã, o lúcio perca, entre outros. Muitos dos pratos da terra espelham esta tradição piscícola. Dentro deste contexto, podemos saborear as seguintes ofertas gastronómicas: caldo de peixe do rio, peixe frito, sopa de peixe, lombinhos de achigã gratinados, achigã grelhado com molho de coentros ou poejos e caldeirada de peixe...
Para além da pesca de subsistência (com fim à alimentação humana) ou até desportiva, houve ainda lugar para a prática de alguns desportos, nomeadamente a canoagem. 
Antigamente, também as lavadeiras e os moleiros recorriam ao rio para realizarem as suas actividades. Assim sendo, o Guadiana, desde sempre, assumiu uma importância estratégica no desenvolvimento desta localidade ribeirinha.
Pedrógão conta com uma população ligeiramente superior a mil habitantes (1151 residentes segundo os censos de 2011), vive igualmente da prática agrícola, e espera igualmente marcar pontos no sector do turismo, já que a vista sobre a paisagem do Guadiana é um prazer irrecusável para quem visita este lugar.
Em termos históricos, encontraram-se estruturas e artefactos que remontam à Pré-História e ao Período Romano, atestando a antiguidade desta aldeia.



Ficheiro:VDG-pedrogao.png

Imagem nº 1 - As três torres coroam em cima o estatuto de aldeia. No interior do brasão, fica patente a importância do seu cariz ribeirinho, propício à pesca como actividade tradicional. A produção ao nível do azeite também sai reforçada neste símbolo identificativo da terra.



picture of Orada-minas

Imagem nº 2 - Pedrógão e até mesmo o lugar de Marmelar têm uma paisagem convidativa.
Retirada de: http://pt.geoview.info/oradaminas,11067067p, (foto de Arlindo Sequeira).



Referências Consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário