sábado, 10 de maio de 2014

Um dia lúdico e interactivo nas Ruínas Romanas de São Cucufate e no Museu da Casa do Arco


1 - Descrição Geral do Evento


Graças a uma parceria estabelecida entre a Direcção Regional da Cultura do Alentejo, a Junta de Freguesia de Vila de Frades e a Escola Profissional Fialho de Almeida (Vidigueira), que começou a ser estudada nos inícios de Outubro de 2013, foi possível agora observar os primeiros frutos desta iniciativa.
Nesta passada sexta-feira, dia 9 de Maio, estiveram presentes cerca de 100 a 120 alunos da Escola Profissional Fialho de Almeida da Vidigueira (ao todo, com 7 ou 8 turmas presentes), correspondendo a uma mobilização de metade dos estudantes inscritos neste estabelecimento de ensino. As actividades prolongaram-se desde as 9 horas da manhã até às 16:30.
Efectivamente, desenvolveram-se inúmeras iniciativas nesse dia, sendo de destacar o empenho máximo dos seguintes docentes: Dra. Sónia Correia (Prof.ª de Turismo), Dra. Ana Patrícia (Prof.ª. de Integração Ambiental) e Dr. Cristóvão Amaral (Prof. de Educação Física).
Como já tinha mencionado, decorreram actividades para todos os gostos:

  • Caminhada desde as Escolas da Vidigueira até às Ruínas Romanas de São Cucufate. Um percurso de 3 ou 4 km, sendo que os alunos iam munidos com garrafas de água e acompanhados pelos docentes que se associaram a este célebre evento.
  • 1ª Paragem - Museu da Casa do Arco, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o núcleo museológico, e escutar os elementos da turma organizadora (da área de Turismo, liderados pela Dra. Sónia Correia) que lhes comunicaram a história deste edifício bem como procederam à apresentação das vitrinas do piso superior que continham os artefactos maioritariamente romanos. Houve ainda breve referência à biografia do escritor Fialho de Almeida.
  • Em São Cucufate, o auditório foi utilizado para a projecção dum pequeno vídeo, com breves descrições e muitas fotos sobre Vila de Frades, as Ruínas Romanas e o seu Núcleo Museológico.
  • Realização de visitas guiadas para cada turma na villa romana de São Cucufate, esforço devidamente conseguido pelos elementos da turma organizadora.
  • Promoção de actividades físicas saudáveis encetadas pelo Dr. Cristóvão Amaral. Havia ainda colunas de som que animaram todo aquele lugar.
  • Palestra de Sensibilização/Preservação Ambiental conduzida pela Dra. Ana Patrícia.
  • Piquenique, o que proporcionou uma maior convívio entre alunos e docentes.
  • Caça ao Tesouro - Existiam perguntas sobre o espaço bem como o fornecimento de mapas e pistas. Os vencedores tiveram acesso a uma pequena peça de barro confeccionada por um ilustre artista da região, isto para além dos rebuçados que recheavam essa mesma caixa misteriosa, a qual não foi nada fácil de encontrar.

É de ressalvar o óptimo atendimento evidenciado por Carlos Vilhena, Gracinda Palma e Teresa Pires, isto sem esquecer o essencial contributo dos alunos da turma de Turismo da Dra. Sónia Correia que organizaram a maior parte das actividades desse dia épico e que, em muito dignificou, a invejável história daquele sítio arqueológico.
Com este evento, pretendeu-se valorizar o contacto agradável com a Natureza, houve espaço para a aprendizagem/cultura geral, convívio e diversão. Assim, se transmite, de forma lúdica, todo um manancial de conhecimentos que serão úteis a todos os que puderam associar-se a este evento.



2 - Resultados dos Inquéritos


Como estiveram presentes entre 100 a 120 alunos (adolescentes) nas Ruínas Romanas de São Cucufate e no Museu da Casa do Arco, optamos por elaborar 30 inquéritos como meio de medir o grau de satisfação e conhecimentos em torno deste mega-evento.
A partir desta amostra, conseguimos vislumbrar os seguintes resultados:


1- Já alguma vez tinha visitado as Ruínas Romanas de São Cucufate?

Sim - 17
Não - 13


2- Tinha conhecimento da existência do Museu da Casa do Arco?

Sim - 12
Não - 18


3- Adquiriu mais informação sobre estes dois espaços históricos?

Sim - 28
Não - 2


4- Como avalia este evento?

Muito Bom - 20
Bom - 9
Satisfatório - 1
Mau - 0



Antes demais, é necessário saudar o empenho e a envolvência dos estudantes que preencheram os inquéritos que espalhamos pelas mesas da recepção. Todos os 30 inquéritos foram entregues.
Em primeiro lugar, devemos destacar que a maior parte dos alunos presentes já teria visitado no passado as Ruínas Romanas de São Cucufate, embora existisse um número ainda que considerável de estudantes que nunca o tivesse feito (talvez a rondar a cifra dos 40%!!). Em relação ao Núcleo Museológico da Casa do Arco, o cenário inverte-se, visto que é um museu bem mais recente e não tão divulgado, e por isso, detectamos um número elevado de alunos que ficou apenas a conhecer, pela primeira vez, este Museu, através deste evento promovido pelas instituições já indicadas em cima.
Por fim, as últimas duas questões atestam que os alunos souberam adquirir vários conhecimentos sobre a presença romana na villa de São Cucufate, isto para além das múltiplas actividades que geraram ainda entretenimento e convívio social.
Foi pois um dia diferente que se traduziu num completo sucesso.
Em jeito de análise final, a parceria com as Escolas do Município da Vidigueira tem de continuar nos próximos anos, de forma a que a maior parte esmagadora dos alunos desta região possa conhecer este monumento nacional, que constitui mesmo um dos mais importantes testemunhos da civilização romana a nível peninsular.


3 - Fotos sobre o Evento



Imagem nº 1 - A chegada de uma das 7/8 turmas à Casa do Arco, após uma longa caminhada.



Imagem nº 2 - Outra turma ouvia atentamente a apresentação feita pelos seus colegas sobre a Casa do Arco e Fialho de Almeida.



Imagem nº 3 - A visita às vitrinas do piso superior do Museu.



Imagem nº 4 - Outra turma visita o Mosteiro medieval de São Cucufate/ Capela de São Tiago Maior e ficou rendida aos frescos que aí se encontravam.



Imagem nº 5 - Os alunos diante do tablinum e das ruínas dum possível cenóbio visigótico do séc. VI d. C.



Imagem nº 6 - Apresentação da varanda e das termas.



Imagem nº 7 - Outra turma deslocar-se-ia de seguida para uma visita guiada, sendo que decorreria no miradouro uma primeira e breve apresentação sobre o sítio arqueológico.



Imagem nº 8 - A visita do templo romano.



Imagem nº 9 - Os alunos perante a mansão senhorial.



Imagem nº 10 - Outra turma no mosteiro/capela, no seguimento do périplo pré-definido.



Imagem nº 11 - A afluência em termos de alunos foi elevada e seguramente enriqueceu ainda mais este evento.



Imagem nº 12 - Os alunos desfrutaram da visão maravilhosa no espaço da antiga varanda do piso nobre.



Imagem nº 13 - Actividades físicas com a presença de arcos, estafetas, corridas, isto para além das colunas de som que animavam o ambiente.



Imagem nº 14 - O sol começava a apertar e já havia quem procurasse a sombra.



Imagem nº 15 - A mobilidade foi intensa nas Ruínas Romanas de São Cucufate.



Imagem nº 16 - O exercício físico e o contacto com a Natureza foi uma das prerrogativas deste evento.



Imagem nº 17 - Outra turma reunida debaixo das árvores, procurando a sombra.



Imagem nº 18 - Proporcionaram-se grandes momentos de convívio.



Imagem nº 19 - O calor (embora não tão excessivo) também colaborou para que este dia fosse alegre.



Imagem nº 20 - Estava a chegar a hora do piquenique!



Imagem nº 21 - Os alunos começavam a merendar.



Imagem nº 22 - Houve quem se sentasse nas cadeiras junto ao auditório do Centro Interpretativo.



Imagem nº 23 - Os alunos demonstraram grande satisfação pela realização do evento, e aproveitaram também para descansar depois das caminhadas e das actividades físicas que realizaram.



Imagem nº 24 - Realização do Jogo do Moinho, inventado na Era Romana, em que os alunos tiveram que aprender as regras deste jogo não tão praticado nos dias de hoje.



Imagem nº 25 - Início da Caça ao Tesouro por grupos pré-definidos. Este evento demorou mesmo muito tempo, pois a caixinha da glória estava bem camuflada e escondida, alimentando o mistério.



Nota 1 - Decorreu ainda, na parte da manhã, uma visita guiada que envolveu cerca de 40 pessoas, e na qual a Dra. Susana Correia procedeu à apresentação deste sítio arqueológico.

Nota 2 - Como já havíamos referido, decorrem neste preciso momento, obras de manutenção nas Ruínas, cortando a vegetação expansiva (utilizaram-se ainda herbicidas) e tornando o espaço mais cómodo numa altura em que o número de visitantes tende a aumentar na Primavera e depois no Verão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário