quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Exposição de João Silva no Centro Multifacetado de Novas Tecnologias da Vidigueira

Evidentemente, o Mensageiro da Vidigueira, esse ser lendário e assaz muito discreto, foi dar uma vista de olhos à Exposição de Fotografias do Jornalista João Silva que acompanhou, de perto, o cenário da invasão das forças ocidentais ao Afeganistão, na sequência do inesquecível 11 de Setembro de 2001 que marcaria a história da humanidade que conheceria, da pior maneira, o fenómeno do terrorismo.
Apraz-me mencionar que a galeria presente no auditório aí localizado pauta-se pela diversidade e pela qualidade de quem seguiu, com atenção e coragem, eventos tão arriscados. Mais do que tudo, está em causa o retrato dum país - o Afeganistão, que vive na miséria (com fome, falta de medicamentos e de condições nos centros hospitalares) provocada por guerras internas, isto já para não falar na corrupção ou nas drogas que proliferam nessa região. É um país que precisa de paz e estabilidade para crescer economicamente, nem que para isso seja necessário reintegrar os Taliban que continuam a resistir fortemente em vários pontos do País. 
A imagem que eu mais apreciei foi aquela em que se pode observar um soldado inglês, a apanhar banhos de sol numa pequeníssima praia fluvial, enquanto um afegão acabava de sair consolado da água.
Mas houve duas que me chocaram profundamente, nomeadamente de uma mãe a segurar no corpo do filho falecido, enquanto demonstrava o seu pesar, e ainda tive a oportunidade de observar uma foto duma sala de aula que não escapou aos bombardeamentos dos americanos, tendo causado a morte de várias mulheres e crianças.
As malditas guerras nunca trouxeram nada de bom à humanidade. Não foi com elas que se conseguiu mais paz nem se resolveram os problemas! O ser humano é capaz de revelar aí os seus piores instintos.
Por isso mesmo, aconselho-vos vivamente a visitar a Exposição sobre Gonçalves Correia no Museu da Casa do Arco (Vila de Frades), pois este escritor alentejano teve uma opinião bastante formada e curiosa em relação à temática da guerra (e não só!). Apareçam pois há um livrete sobre a vida e pensamento deste autor que será disponibilizada ao visitante.
De seguida, apresentamos fotografias sobre a Exposição da autoria de João Silva (repórter do "The New York Times").



Imagem nº 1 - O Auditório acolheu a Exposição de Fotografias da autoria de João Silva sobre a situação existente no Afeganistão.




Imagem nº 2 - Um soldado afegão a disparar a partir duma bazuca.



Imagem nº 3 - Uma sala de aula completamente dizimada, tendo gerado a morte de diversos inocentes indefesos.



Imagem nº 4 - Crianças a transportar munições. A exploração do trabalho infantil é também uma realidade neste país.



Imagem nº 5 - Um afegão e um soldado inglês acomodam-se junto ao rio.



Imagem nº 6 - Soldado americano tenta descobrir minas que continuam a causar a morte ou a destruição da mobilidade das vítimas que tenham o azar de calcar esta estrutura demoníaca elaborada pelo ser humano!



Imagem nº 7 - Vários afegãos à espera de assistência médica.

  
Nota: O autor confessou ainda, numa das primeiras fotografias, que foi ferido na sequência do rebentamento duma mina (de acordo com uma notícia do Jornal de Notícias, pisou a mesma e ficou sem as duas pernas!). Mesmo assim, esforçou-se por tirar mais umas fotos até ficar praticamente sem energias. João Silva sobreviveu mas percebeu, da pior forma, que o jornalismo em regiões críticas pode ser muito arriscado, podendo ser uma questão de vida ou de morte. Contudo, o seu testemunho, mesmo que fotográfico, é notável, e em boa hora, foi apresentado ao povo da Vidigueira. Apenas lamentamos que um jornalista desta qualidade tivesse que sofrer com as consequências nefastas desta terrível guerra. Esperemos que todos os seus serviços prestados continuem a ser devidamente reconhecidos e homenageados. Aliás, ele foi os nossos olhos nesse palco atroz e bastante cruel! Vejam mais em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1693401, (artigo do Jornal de Notícias - artigo do ano de 2010 da autoria de Cláudia ).


João Silva pisou mina mas continuou a fotografar

Imagem nº 8 - João Silva ficará para a história como um jornalista corajoso e de grande mérito. 
Foto da autoria de António Pina - Lusa.
Veja-se: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1693677&seccao=%C1sia

Sem comentários:

Enviar um comentário