segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Memorial ao Povo da Palestina situado na Vidigueira

O nosso grandioso Concelho da Vidigueira ostenta um pequeno monumento, nem sempre muito visível, mas que se encontra no Jardim Frei António das Chagas, isto é, no seguimento da Rua de Portel em direcção às Piscinas Municipais. Esta iniciativa nasceu devido à iniciativa da Câmara Municipal da Vidigueira e foi oficialmente concluída em Agosto de 2009 com a inauguração que juntou algumas personalidades reputadas. 
A escultura é da autoria de Silvestre Raposo que decidiu apresentar assim a sua obra:


Na peça 1, com os fragmentos de peças amontoados, simbolizo a destruição, a desgraça, a Nakba.

Na peça 2, com várias pedras juntas, simbolizo o início da união de todo o Povo Palestino, o juntar esforços.

Na peça 3, com a água salgada, deixo o desejo simbólico que essa seja purificadora das ideias de todos os intervenientes.

Na peça 4, com a luz, exprimo o desejo que esta pequena luz ilumine e dê clarividência às mentes nos momentos de decisão difícil.

Na peça 5, com a flor, deixo, na delicadeza da rosa, o afecto, a oferta de Paz e amor.

Na peça 6, deixo um muro, mas um muro que tem uma fresta por onde se pode ver um Estado a construir-se, um muro que necessita de apoio. Inauguração do Memorial para se manter erguido e que um dia cairá e, nessa altura, também daqui será retirado mas até lá, aqui o deixamos para lembrar que o mesmo existe.

Na peça 7, deixo palavras do Poeta Mahmud Darwich como símbolo da sabedoria e da cultura na construção da Paz e de um Estado Palestino.

Na peça 8, o memorial, simboliza uma construção, com uma base, que não está terminada porque essa base real também o não está, com duas colunas chaves, também inacabadas, mas que se erguem para sustentar a última peça, a mensagem, onde de várias formas represento a luta e a dor, mas onde coloco também uma janela, para a Esperança.”


Silvestre Raposo (29-08-2009)


No momento da sua inauguração, estiveram ainda presentes: Manuel Narra (Presidente do Município), Randa Nabulsi (Delegada-Geral da Palestina), Manuel Monge (Governador Civil de Beja) e Jorge Melício (Representante do MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pala Paz no Médio Oriente).
De facto, é importante que a Paz chegue ao Médio Oriente. Basta de atentados suicidas ou de bombardeamentos aéreos sobre áreas civis, fim aos colonatos e aos muros da vergonha! Queremos harmonia e bem-estar em toda aquela região! É necessário que se acabem com as atrocidades e os interesses políticos. Um Mundo mais seguro e justo depende da boa vontade do Ser Humano. Neste conflito em concreto travado entre árabes e israelitas, já pereceram mais de 14 000 pessoas. Quando é que chega a paz ao Médio Oriente? Será que já não basta tantos anos de guerra que só trouxeram tragédias? Como é que as pessoas podem viver em segurança, já que podem aparecer bombas lançadas do céu, ou até instaladas em autocarros? É necessário que se respeitem os direitos humanos!
O Monumento revela a arte genuína do seu autor, e constitui um bom cartão de visita da nossa Vila da Vidigueira! De seguida, apresentamos duas fotografias que atestam a sua existência.



Imagem nº 1 - A Paz tem de chegar ao Médio Oriente! Já faleceram tantos inocentes... Quando é que o Ser Humano aprende finalmente que as guerras não resolvem rigorosamente nada?
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 2 - O autor das Peças, o Ilustre Silvestre Raposo. Um bem-haja ao seu trabalho. Vidigueira é também sinónimo de Qualidade Artística.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Sem comentários:

Enviar um comentário