quarta-feira, 11 de setembro de 2013

I Poema sobre o Concelho da Vidigueira


Os Fontanários da Vidigueira e Vila de Frades
(Poema da autoria do Mensageiro da Vidigueira)


Andava eu divagando por terras de Paz
De Gentes humildes e solidárias
Que transpareciam as suas virtudes agrárias,
Assegurando assim uma produção bastante capaz!

Nesta região de intenso calor,
Que atinge o cume no insuportável Verão,
Andava eu com insónias graças ao clima abafador
Que não nos poupava ao seu refrão!

Eu estava sedento,
Não possuía muito tostão,
Ai que decepção!
Ninguém consolava o meu lamento!

Uma Fonte de água saudável
Acenava-me ao longe,
Frente à Capela de São Brás memorável,
Corri, ajoelhei-me, bebendo como um monge!

Matava a sede,
Poupava os cruciais dinheiros,
Enchia os meus pequenos mealheiros
Que, perante a avidez dos assaltantes, ocultavam-se numa incerta parede.

Mas a Cascata da Vidigueira, 
Sempre protagonista devido à sua posição lisonjeira,
Tem mais de um século de existência,
Apesar de agora não correr água, foi seguramente uma referência.

A água é um bem público!
Ninguém aqui morre desidratado
Ou por ser mal-amado!
A igualdade de acesso é pois o primado deste concelho lúdico!



Este meu nobilitante poema visa a importância da água como um bem público, cujo acesso deverá ser igual para todos. Ninguém deverá morrer à sede, nem sequer os animais que por aí vagueiam abandonados! Desde cedo, o Concelho da Vidigueira leu bem esta mensagem e demonstra uma tradição antiga no que diz respeito aos fontanários, uns mais belos esteticamente, outros nem por isso! Mas está em causa o bem-estar e a própria sobrevivência do ser humano. Já observei em Vila de Frades, várias pessoas a encherem os garrafões nos fontanários. É sinal de que a água é de boa qualidade e acima de tudo gratuita e disponível a todos.
Toda a minha inspiração poética, neste caso em concreto, espelhou todos estes factos que prestigiam seguramente as comunidades que habitam estes ilustres concelhos!
Um bem haja!



Imagem nº 1 - A Célebre Cascata Centenária da Vidigueira (construída 1891) junto à Rua de Portel. O seu protagonismo é evidente pois está praticamente no centro da Vila.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 2 - Outra espécie de Bebedouro junto à Igreja da Vidigueira, Praça da República.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 3 - Outro fontanário junto às bombas de gasolina da CEPSA. Praça de Albino Fialho
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 4 - Esta Fonte de Vila de Frades já me matou, por várias vezes, a sede! Situa-se no Largo Dr. José Luís Conceição Silva, próxima assim da Capela de São Brás, do Parque Infantil e da Casa do Arco.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira



Imagem nº 5 - O antigo pelourinho foi transformado em Chafariz (este data do ano de 1900!) na Praça 25 de Abril - Vila de Frades.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira




Imagem nº 6 - Mais um fontanário na Rua da Igreja em Vila de Frades!
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira


Nota: A partir de hoje, iniciamos esta nova rubrica de poemas sobre a Vidigueira e Vila de Frades que acompanhará outros textos que venham a ser publicados!

Sem comentários:

Enviar um comentário