sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Nova Exposição Rotativa sobre Gonçalves Correia na Casa do Arco

Entre os dias 11 e 29 de Setembro, estará presente, na Casa do Arco em Vila de Frades (Concelho da Vidigueira), uma nova exposição que conta ao todo com 16 folhetos, repletos de imagens e textos sobre Gonçalves Correia (1886-1967), erudito natural de Castro Verde. Este pensador foi encarado como um anarquista (defendia um anarquismo pacifista e naturalista!), poeta e humanista. O seu pensamento abrangeu várias problemáticas da altura, sendo que algumas delas ainda afectam a condição humana actual. A Felicidade Total era pois o objectivo a atingir pelas massas, embora tal propósito ainda esteja por alcançar. Condenou sempre as guerras, defendendo o primado do amor, da paz e solidariedade mútua/comunitária. Claro que foi considerado como uma personalidade que teria ambições utópicas (isto é, sonhadoras!). Por isso, a Exposição se chama mesmo - "Gonçalves Correia - A Utopia de um Cidadão". Mesmo assim, não retira mérito a muitas das ideias que defendeu e que ainda hoje merecem a aprovação de inúmeros leitores.
Exposta esta pequena introdução sobre o nosso pensador, é altura de vos convidar generosamente a visitarem a Nova Exposição em Vila de Frades. Para além de frisar o facto das entradas serem totalmente gratuitas, é ainda disponibilizado ao visitante um livrete na mesa da exposição que resume os pensamentos deste reputado escritor.
Compareçam na Casa do Arco até dia 29 de Setembro. A vossa presença é fundamental, para honrar a cultura alentejana.




Imagem nº 1 - Para além da exposição temporária sobre Gonçalves Correia, o visitante terá ainda a hipótese de visitar a Galeria Fixa destinada a apresentar artefactos encontrados na Vila Romana de São Cucufate, no decurso das escavações das últimas décadas.



Ficheiro:Goncalvescorreia.jpg

Imagem nº 2 - Gonçalves Correia é a nova figura de cartaz na Casa do Arco (Vila de Frades) até 29 de Setembro. Compareçam!


Para quem vier de longe, devo esclarecer o seguinte para que identifiquem, com maior facilidade, o edifício - a Casa do Arco situa-se no Centro de Vila de Frades, junto à Praça 25 de Abril que se encontra recheada de árvores. O Museu fica precisamente no Largo Dr. José Luís Conceição Silva. Tive o cuidado de deixar estas coordenadas. Espero que não tenha sido em vão, pois conto convosco! Tragam os vossos familiares e amigos. 
A Casa do Arco apenas está encerrada à Segunda-Feira (todo o dia) e Terça-Feira de manhã. Nos restantes dias, estará aberta para vos acolher gentilmente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário