Alcunhas Depreciativas
Vidigueira - Vaidosos, Larga o Osso (ou Não Largam o Osso).
Vila de Frades - Farrapeiros, Orelhudos.
Noutros tempos, chegou a haver lançamento de pedradas uns contra os outros, e até injúrias e discriminação. Hoje, a rivalidade é muito mais pacífica e engraçada, podendo os ilustres residentes destas duas terras terem acesso a tais impressões nas conversas de café, bares e discotecas.
Todos nós sabemos que a Vidigueira sempre se opôs à trasladação das ossadas de Vasco da Gama (o seu conde famoso) para o Mosteiro dos Jerónimos (em Lisboa), tal como, por outro lado, é pública a fama dos frades capuchos de Vila de Frades que desfilavam nas ruas com os seus modestos trajes, embora estes suficientemente capazes de serem elogiados por uma Paula Bobone (quem sabe - eh eh eh).
Para além de partilharem estas alcunhas depreciativas, apraz-me salientar que estas duas localidades tiveram em comum o facto de terem recebido forais e de preservarem um estatuto municipal por vários séculos. Para além disso, devemos ainda ressalvar a sua tradição religiosa, atestada pela existência de mosteiros, capelas, ermidas...
Agora já se pode atravessar a ponte da ribeira do Freixo que separa a Vidigueira de Vila de Frades sem ser necessário recorrer ao uso de capacetes! Reza a tradição que qualquer vizinhança nunca se dá bem inicialmente, mas depois esta começa a entender-se aos poucos... e a relação amadurece, produzindo frutos!
E ainda bem, pois a confluência de esforços destas duas localidades maravilhosas só pode dar bons resultados.
Concordo, com essa atitude, que as tradições não acabem mas as rivalidades sim.....
ResponderEliminarAo sucesso dessas lindas e belas terras alentejanas em que uma delas é a minha e a outra do meu marido, homem de paz e de grande bondade ....Idalina Parreira... alentejana a viver numa cidade Algarvia que também
adoro, mas que nunca vai deixar de ir à sua terra Natal, Vidigueira
Olá Idalina, concordo inteiramente consigo.
EliminarSão duas terras muito lindas!
Um abraço