domingo, 9 de fevereiro de 2014

Uma caminhada triunfante pelo Largo José Afonso e Rua Dr. José Valentim Fialho de Almeida - Vidigueira

No largo José Afonso (ou melhor, em honra do célebre Zeca Afonso, autor da célebre canção "Grândola, Vila Morena") e na rua Dr. José Valentim Fialho de Almeida (assim designada em jeito de memória a um ícone da escrita, natural de Vila de Frades) encontramos alguns espaços interessantes, os quais favorecem a ocorrência de momentos de bem-estar e lazer.
Ao longe, e seguindo pela rua citada anteriormente, observamos, no seu cimo, a Torre do Relógio que, em 1520, foi dotada com um sino doado pelo famoso Dom Vasco da Gama, 1º Conde da Vidigueira (1519-1524). Dada a sua antiguidade, nada nos impede de pensar que as origens desta estrutura pudessem remontar ao período medieval, embora sejam algo discutíveis as suas funcionalidades primitivas.
Já agora se se sentirem mal durante esta nossa caminhada, podem sempre deslocar-se à farmácia que se localiza logo no início da Rua Dr. José Valentim Fialho de Almeida. Aliás, e por uma questão de curiosidade, o erudito que consagrou o nome a esta rua, apesar de famoso escritor, foi formado em Medicina!




Imagem nº 1 - A Torre do Relógio da Vidigueira destaca-se pela sua altura.



Imagem nº 2 - Maior zoom sobre a mesma.


E já agora não se comportem mal, senão podem ser detidos pelas autoridades! Na nossa caminhada pedestre, transportamos sempre os nossos documentos e não abusamos na velocidade de andamento, sob pena de sermos penalizados com uma multa! É claro que estou a brincar um pouco... Eh eh eh



                            

Imagem nº 3 - O posto territorial da GNR na Vidigueira que zela pela segurança e bem-estar na vila.


No largo José Afonso, detectamos um conjunto de pedregulhos, circundado por algumas palmeiras. Sinceramente, desconheço qual o significado desta configuração, até porque, na minha perspectiva, deveria existir um letreiro que elucidasse os visitantes. Mesmo assim, deduzo, embora incorrendo, neste caso, no risco de estar completamente equivocado, que se trate duma referência às origens pré-históricas, baseadas na detecção de monumentos megalíticos no concelho. Se esta não é a interpretação correcta, agradecia pois que alguém me esclarecesse sobre este assunto.



Imagem nº 4 - O largo mistura o exótico com o histórico.



Imagem nº 5 - A Vidigueira conhece raízes ancestrais. 
Destaque ainda para o edifício do Crédito Agrícola que também pode ser observado na imagem.


Nas proximidades, visualizamos ainda a estação de Correios da Vidigueira. Como nunca me dirigi aí, não sei se a mesma ainda se encontra em funcionamento, até porque existe outro posto semelhante, este em clara actividade, no Largo dos Quintalões. Certo é que está na altura de escreverem uma carta para a vossa apaixonada, até porque está a chegar o entusiasmante Dia de São Valentim. 
Aí se localizam os serviços de finanças que podem estar em vias de extinção (houve inclusive uma manifestação recente para impedir a cessação deste serviço) dada a conjuntura crítica do país.



Imagem nº 6 - A estação dos Correios reúne, na sua zona envolvente, jardins muito bem tratados.



Imagem nº 6 - As Finanças da Vidigueira podem estar em causa! É mais um direito que o povo perde!



Imagem nº 7 - Outra perspectiva sobre este largo edifício, esteticamente colorido no seu redor.



Imagem nº 8 - É um sítio aprazível para meditar e conversar com os nossos familiares e amigos.


A minha barriga começava a roncar intempestivamente, e como sempre fui um confesso lambareiro, desejei comer um pequeno bolo, isto para além de tomar um café, para me avivar no restante percurso. Claro que até chegar ao sítio ideal para recarregar as minhas baterias, eis que voltei novamente a contemplar um corolário de árvores convidativas, junto a alguns prédios. 



Imagem nº 9 - Sabe tão bem caminhar pelo Largo José Afonso.


Antes de tomar o meu café e o bolo que assegurariam o meu equilíbrio corporal, eis que detectei um pequeno monumento erguido a honrar a memória do cantor, compositor e poeta português José (ou Zeca) Afonso, uma das figuras incontornáveis da Revolução de 25 de Abril de 1974.



Imagem nº 10 - Zeca Afonso não foi esquecido pelos vidigueirenses.



Imagem nº 11 - Neste lado em concreto, podemos ler a seguinte inscrição:

JOSÉ AFONSO
POETA-CANTOR
1929-1987
CÂMARA MUNICIPAL DA VIDIGUEIRA
25-4-1998


Claro que esta caminhada foi encetada antes da chegada da Stephanie, que veio toda mal humorada, e já mandou muita coisa pelo ar. Se calhar, o seu amado ainda não lhe enviou a carta amorosa, e depois, é claro que nós temos que levar com a frustração da mulher! Isto não se faz!
Vou-me embora, antes que ela me mande, com os seus habituais golpes de Karaté, contra algum edifício.

Nota - As fotos são todas da autoria do Mensageiro da Vidigueira, mas autorizamos a partilha livre das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário