sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval da Vidigueira I

O Carnaval da Vidigueira já se faz sentir.
Muitos bonecos, todos eles têm em comum serem uns valentes cabeçudos, já foram erguidos em vários pontos da vila, nomeadamente ao longo do itinerário que presumivelmente acolherá o desfile/entrudo no próximo Domingo.
Durante a nossa caminhada, visualizamos ainda bastantes jovens vestidos de acordo com esta nova moda do ano. Havia quem usasse caudas no rabo, outros tinham a cara pintada. Efectivamente, a juventude vive muito esta época do ano. É a altura da diversão, e claro que todos gostam de utilizar uma máscara, tal e qual como aqui o vosso amigo Mensageiro, cuja identidade permanece no anonimato.
Observei ainda junto à Corporação dos Bombeiros Voluntários da Vidigueira uma carrinha repleta de pinturas e mensagens que deverá animar igualmente a Freguesia vizinha de Vila de Frades.
Esta é a altura do ano em que podem pregar partidas amigáveis aos vossos amigos, e fazerem-se passar por aquilo que sonhavam realmente ser (astronautas, heróis de banda desenhada, famosos escritores, feiticeiros ou magos)...
Em termos históricos, apraz-me mencionar que o Carnaval remonta há vários milénios atrás, mais concretamente às eras dos egípcios e gregos que tinham os seus próprios cultos pagãos que assentavam em rituais agrários, danças, pinturas faciais, ingestão de bebidas, rituais de orgia...
Evidentemente que mais tarde, na Idade Média, a Igreja procurou conter estes excessos, e ao controlar este período festivo, acabou mesmo por integrá-lo no calendário religioso, marcando o período antecessor à penitência quaresmal. Carnaval significa pois prazeres de carne, e para os católicos, constituía tradicionalmente os derradeiros dias antes da entrada oficial na Quaresma, esta última caracterizada outrora e obrigatoriamente pela abstinência de carne, sexo, diversões teatrais ou outras festas. Em suma, o Carnaval constituía os últimos momentos de alegria, prazer e diversão, e claro que hoje em dia, festeja-se com excesso tal época festiva milenar.



Imagem nº 1 - No Largo da Cascata, um cabeçudo está atento ao que se passa na vila!



Imagem nº 2 - Outro boneco junto ao Mercado da Vidigueira.



Imagem nº 3 - Junto às piscinas, temos outro cabeçudo na rotunda.



Informação da Câmara Municipal da Vidigueira sobre o Carnaval

A concentração para o desfile é no Parque de Estacionamento do Pavilhão de Desportos. O desfile terá início pelas 15 horas em frente à Escola Básica Integrada Frei António das Chagas de Vidigueira, segue pela Estrada da Circunvalação, Estrada de Cuba, Largo Frei António das Chagas, Cascata, Rua da Matriz, Rua Luís Vaz de Camões, Rua de Portel, Cascata e termina no Largo 5 de Outubro.

Programa do Entrudo Vidigueira 2014

28 de fevereiro (sexta-feira)
21H30 NOITE CARNAVALESCA Pavilhão Vasco da Gama
01 de março (sábado)
21H30 FESTA DO ESFEROVITE Pavilhão Vasco da Gama
02 de março (domingo)
15H00 DESFILE E MATINÉ DANÇANTE 
03 de março (segunda-feira) 
21H30 BAILE DE MÁSCARAS E ENTREGA DE PRÉMIOS Pavilhão Vasco da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário