quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Núcleo Museológico da Casa do Arco atraiu mais de um milhar de visitantes

Este Museu, sito no Largo Dr. José Luís Conceição Silva (Vila de Frades), que reúne o espólio arqueológico extraído da villa romana de São Cucufate, e que conta ainda com a presença de exposições temporárias que visam diversos conteúdos culturais, conseguiu atrair 1357 visitantes no passado ano de 2013.
Um número considerável, e que se deve em muito, à ocorrência de visitas guiadas tanto destinadas a grupos séniores como escolares.
De novo, verificou-se uma afluência interessante de estrangeiros (nomeadamente ingleses, franceses, espanhóis, brasileiros) e de portugueses vindos de outras partes do país.
Não acedemos ainda ao número total de visitantes nas Ruínas Romanas de São Cucufate (o único Monumento Nacional do Concelho), mas não hesitamos em referir que será muito superior, já que nos anos anteriores, o número costumava aqui variar entre os 3 e 5 mil visitantes.
Em suma, a tradição histórica de Vila de Frades conhece um elevado peso a nível nacional, e quiçá, internacional.
Já agora volto a insistir que venham visitar a nova exposição sobre Manuel Ribeiro ("O Trabalho e a Cruz") que se encontra exposto no piso superior do núcleo museológico vilafradense.



A foto em cima foi retirada a partir de: http://www.viladefrades.pt/.



Nota: Aconselhamos ainda que visitem o site gratuito por nós criado em: http://casadoarco.wix.com/ruinasromanas (contém dados sobre a história, a localização, os eventos, os horários, os contactos... para as Ruínas Romanas de São Cucufate e Museu da Casa do Arco). 



A villa romana de São Cucufate, com o seu estatuto palaciano, continua a entusiasmar os seus inúmeros visitantes. O mosteiro medieval crúzio ou vicentino consagrado a São Cucufate (posteriormente Capela dedicada a São Tiago Maior) é um dos principais focos de interesse.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira

Sem comentários:

Enviar um comentário