quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Museu Municipal da Vidigueira

Na praça Vasco da Gama, podemos contemplar o Museu Municipal da Vidigueira, outrora uma escola primária (esta vigorou entre 1884 e 1991), como podemos testemunhar através das salas de aulas ainda conservadas, com a distinção evidente para os alunos, consoante o sexo.
Posteriormente, neste espaço cultural, observamos os ofícios tradicionais daquele concelho, desde a agricultura, passando pela pesca (no caso específico de Pedrógão junto ao rio Guadiana, podemos visualizar um barco tradicional com as redes de pesca), e alcançando até o sector industrial.
Esta colecção etnográfica que honra a história do concelho só foi possível através da doação generosa de particulares, evitando assim que todas estas peças desaparecessem irremediavelmente. Preservar o património é pois uma necessidade, nem sempre devidamente levada em consideração no nosso país.
Museu de VidigueiraSe nunca usufruiu da oportunidade de visualizar o espólio histórico que aí se encontra, não hesite em deslocar-se ao sítio em questão. Decerto que reconhecerá muitas das tradições dos séculos anteriores, que não só se restringem ao concelho da Vidigueira, mas ao Alentejo na sua melhor vertente.
No seu redor, os visitantes podem ainda vislumbrar a estátua de Dom Vasco da Gama, Descobridor do Caminho Marítimo para a Índia e Conde da Vidigueira entre 1519 e 1524. Destaco igualmente as laranjeiras que coroam todo aquele pavimento esteticamente colorido (quiçá representando, talvez com tonalidade azul, as ondas dos mares outrora enfrentados pelo ser humano), embora respeitando os moldes gerais da calçada portuguesa, e ainda os repuxos e a esfera (talvez espelhando o Mundo desvendado cartograficamente pelos exímios navegadores) que fornecem um cariz mais atractivo e até simbólico.



Referências Consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário