quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nova Exposição - "O Trabalho e a Cruz" de Manuel Ribeiro no Núcleo Museológico da Casa do Arco

Natural da freguesia de Albernoa, Concelho de Beja, Manuel Ribeiro (1878-1941) foi um dos escritores portugueses que mais se destacou nos inícios do século XX. 
Foi poeta, romancista, jornalista, tradutor, activista político e ainda um anarco-sindicalista no decurso da Primeira República. Tornou-se num dos primeiros escritores a divulgar as vivências da cultura alentejana.
Os seus textos mereceram o reconhecimento da crítica em geral. O vilafradense e acérrimo crítico literário Fialho de Almeida reconheceu mesmo a "imaginação e talento evocativo, grande abundância de temas, e facilidade extrema de compor" na pessoa de Manuel Ribeiro, aconselhando-o mesmo a tirar um curso científico.
Tal como Fialho, também Manuel Ribeiro demonstraria o seu desgosto pela Primeira República recém implementada, não poupando acusações aos responsáveis pelo novo sistema político do país. Chegaria mesmo a ser detido em 1920, mantendo na altura ligações ao Partido Comunista. Apesar disso, nunca escondeu a sua devoção sincera pela fé católica nos romances que publicara.
Este autor que vendera milhares de exemplares das suas obras na década de 20, publicaria ainda em 1929 uma pequena monografia sobre o Alentejo, onde não deixa de falar das cidades, arte, economia, tradições e costumes desta região.
Para conhecerem mais pormenores sobre a sua vida é imperioso visitarem a nova exposição patente no Núcleo Museológico da Casa do Arco (Vila de Frades - Vidigueira).





Imagem nº 1 - Manuel Ribeiro espera por si no Núcleo Museológico da Casa do Arco.



Imagem nº 2 - A sua vida e obra.




Imagem nº 3 - A exposição contém 12 ou 13 panfletos esteticamente e ordenadamente apelativos.



Referências Consultadas: SILVA, Rui Gabriel - Manuel Ribeiro. O Trabalho e a Cruz. Beja: Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago e Câmara Municipal de Beja, 2013. 
A primeira foto com o retrato de Manuel Ribeiro foi retirada de: http://colectivolibertarioevora.wordpress.com/2013/09/11/exposicao-sobre-a-obra-e-a-vida-de-manuel-ribeiro-e-inaugurada-esta-sexta-feira-dia-13-na-universidade-de-evora/. As três seguintes, após a concretização do texto, são da minha autoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário