terça-feira, 11 de março de 2014

Actualização do Preçário nas Ruínas Romanas de São Cucufate

De acordo com a mais recente portaria estatal, as entradas para jovens (15-25 anos) e idosos (mais de 65 anos) passam a custar 1, 50 euros, em vez dos anteriores 1, 20 euros. As entradas para adultos mantêm-se nos 3, 00 euros.
Anteriormente, todos os domingos de manhã garantiam o acesso livre e gratuito em São Cucufate, mas a partir de agora, este regime promocional só se aplicará no primeiro domingo de manhã de cada mês.
As novas regras entraram em vigor no início de Março.
O Mensageiro sabe ainda que está em fase de discussão a possibilidade de, a médio ou longo prazo, se cobrar as entradas do Núcleo Museológico da Casa do Arco, verba que, segundo os defensores de tal ideia, seria utilizada para garantir a manutenção do espaço e até a melhoria das condições de recepção ao visitante. Neste ponto, parece ainda não haver grandes consensos.
As reacções populares têm sido díspares. Uns aceitam estas medidas porque pensam que os preços cobrados são bastante acessíveis tendo em conta o património rico da localidade, outros torcem o nariz, acrescentando que esta não é a altura mais indicada para inflacionar os preços do acesso à cultura, já que a conjuntura económica actual é crítica.
Recorde-se ainda que a Direcção Regional da Cultura do Alentejo, a Câmara Municipal da Vidigueira e a Junta de Freguesia de Vila de Frades gerem a manutenção de todo aquele espaço, tendo já realizado intervenções no sentido de preservar e garantir um melhor atendimento nos lugares estipulados. Zelaram ainda para que este monumento nacional nunca fosse encerrado, continuando a atrair anualmente milhares de visitas.




Imagem nº 1 - Nalguns casos, os preços de entrada em São Cucufate aumentaram ligeiramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário