domingo, 16 de março de 2014

Miguel de Spinoza, o comerciante judeu que nasceu na Vidigueira e foi respeitado em Amesterdão

A família de Spinoza, como o nome poderá eventualmente sugerir, seria originária da cidade castelhana de Spinoza dos Monteros (norte de Espanha). Com o decreto de Alhambra (em 1492) pelos reis católicos Fernando e Isabel, foi proibida a residência dos judeus no país. O reino vizinho de Portugal acolheria muitas destas pessoas, contudo, foi um cenário que duraria por pouco tempo, já que em 1498, Dom Manuel I, também forçaria a conversão ou a expulsão dos judeus.
A família de Spinoza que se tinha estabelecido em Portugal no ano de 1492, saindo assim de Espanha, escolheu converter-se forçosamente ao catolicismo no ano de 1498. 
Dentro deste contexto, Miguel de Spinoza, o pai do famoso filósofo moderno Baruch Spinoza, nasceria cerca de um século depois, na Vidigueira, talvez por volta do ano de 1587. 
Como a condição de cristãos novos era seguramente perigosa no século XVI, sobretudo devido à impiedosa investigação realizada pela Inquisição sobre a autenticidade daqueles no seguimento da fé católica, e talvez ainda por uma questão de negócios, a família de Spinoza (quando Miguel ainda era uma criança) terá rumado a Nantes (França), aonde permaneceram até 1615, altura em que a discriminação e intolerância religiosas voltaram a ser o prato amargo do dia. Não restou outra alternativa a este núcleo familiar, senão emigrar para os Países Baixos.
Isaac de Spinoza dirigiu-se para Roterdão, falecendo aí em 1627. Miguel de Spinoza, vidigueirense de nascimento, e o seu tio Manuel Rodrigues, escolheram Amesterdão como nova localidade de residência. Eles abraçaram aí livremente o judaísmo. 
Miguel de Spinoza casou-se por três vezes com: Raquel (deixa uma filha chamada Rebeca), Ana Débora (mãe de Spinoza e de mais três filhos - Miriam, Isaac e Gabriel) e Ester de Spinoza (prima de Miguel que ajudará a cuidar dos seus filhos). 
A nível profissional, Miguel dedicar-se-ia ao comércio, área onde ganhou o respeito naquela enorme cidade holandesa. Motivado pelo seu sucesso, foi ainda director ou guardião da sinagoga e escola judaicas de Amesterdão.
A sua família viveria no lugar que corresponde ao actual bairro de Waterlooplein, no qual viviam muitos judeus. A sua casa seria espaçosa, mas sem aparentar grandes luxos, tendo a mesma sido demolida mais tarde no século XVIII.
Este vidigueirense de nascimento faleceria naturalmente em Amesterdão no ano de 1654, mas o legado da família seria assegurado exemplarmente pelo seu filho Baruch Spinoza, nascido em 1632 naquela cidade, e que seria indiscutivelmente um dos principais racionalistas do século XVII.



File:Espinoza estatua.jpg

Imagem nº 1 - Estátua de Baruch Spinoza (1632-1677), notável pensador que era filho do vidigueirense Miguel Spinoza. Esta escultura pode ser visível em Haia, na Holanda.



Imagem nº 2 - Túmulo do vidigueirense Miguel de Spinoza, talvez localizado algures em Amesterdão.
Foto de Roeland Koning


Referências Consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário